Comic Con Experience: foi dada a largada para o evento no Brasil

Por Rafael Romer | 04 de Dezembro de 2014 às 13h32

Começou oficialmente nesta quinta-feira (4) a primeira edição da Comic Con Experience (CCXP), evento de cultura pop inspirado na tradicional feira Comic Con San Diego. Até o próximo domingo, a CCXP terá painéis com personalidades do cinema, séries, quadrinhos, além de pré-estreias exclusivas para o público brasileiro.

"Todos nós visitamos Comic Cons ao redor do mundo há pelo menos dez anos", disse o editor do Omelete e sócio da CCXP, Erico Borgo, durante a abertura do evento. "E no momento que nós pisamos fora da primeira Comic Con, nós pensamos: 'aqui é o lugar mais legal do mundo, tem que ter isso no Brasil'".

O evento não tem nenhuma conexão com a Comic Con de San Diego, a primeira do tipo no mundo, nos Estados Unidos, que inspirou dezenas de outras Comic Cons em outros países, mas deverá seguir os mesmo moldes.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Por aqui, os destaques ficam para a presença do ator Jason Momoa, que viveu Khal Drogo em Game of Thrones e interpretará o herói Aquaman em Batman vs. Superman; Sean Astin, Sam Gemgee de O Senhor dos Anéis, Richard Armitage, que viveu Thorin Oakenshield em O Hobbit, e Edgar Vivar, o Senhor Barriga do seriado Chaves.

Comic Con Experience

Sócios da Comic Con Experience reunidos no primeiro dia do evento (Foto: Rafael Romer/Canaltech)

Também haverá algumas pré-estreias exclusivas, como do último filme da trilogia de O Hobbit, A Batalha dos Cinco Exércitos, do primeiro episódio da nova série do Netflix, Marco Polo, e do primeiro trailer do próximo anime de Os Cavaleiros do Zodíaco.

Sobre as atrações que cancelaram sua participação no evento – entre elas o ator Giancarlo Esposito, que interpretou Gus Fring no seriado Breaking Bad, e o músico da banda Metallica, Kirk Hammet – Borgo comentou que todos os contratos firmados já previam uma cláusula de cancelamento, que permitem a desistência no caso de outros compromissos dos quais as personalidades tenham que participar. Mesmo assim, ele avalia as atrações como "muito felizes".

"No começo tivemos muitos haters porque disseram que o evento seria só de YouTuber e dublador, porque isso é o que sempre aconteceu no Brasil", afirmou Borgo. "Mas nós queremos mostrar que não estamos brincando, estamos fazendo um evento nos moldes das Comic Cons internacionais".

De acordo com o CEO da Comic Con Experience e do Omelete, site responsável pela curadoria do conteúdo, Pierre Mantovani, o objetivo do evento também é avançar o ecossistema para o consumo de conteúdo não-pirateado no Brasil.

"O que a gente quer é que o próprio público tenha a consciência de que consumir conteúdo oficial, licenciado, evolui o mercado e toda a cadeia, desde o artista até o público final", afirmou o CEO durante a abertura do evento. Os sócios não abriram o valor do investimento no evento para este ano.

A segunda edição da CCXP já está prevista para acontecer entre os dias 3 a 6 de dezembro de 2015, também em São Paulo. De acordo com a organização, a CCPX é um investimento com retorno de longo prazo e já tem um contrato de três anos com o São Paulo Expo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.