CeBit 2014: operadora alemã lança app para criptografar ligações de celular

Por Redação | 11 de Março de 2014 às 17h39

A operadora alemã Vodafone apresentou durante a CeBit 2014 seu novo aplicativo para criptografar ligações telefônicas móveis, o Secure Call. De acordo com a operadora, o aplicativo estará disponível inicialmente somente na Alemanha e poderá ser utilizado em dispositivos Android, iOS e Windows Phone.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a empresa alemã Secusmart, a principal responsável pela suíte de segurança SecuSuite utilizada pela chanceler do país, Angela Merkel, em seu BlackBerry 10. Segundo a Vodaphone, o nível de segurança disponibilizado pelo Secure Call é o mesmo do disponível para proteção das comunicações de Merkel.

O app poderá ser utilizado por clientes corporativos ou usuários finais e custará €10 (cerca de R$ 32) por mês. Ainda não há data de lançamento confirmada, mas o serviço deverá chegar primeiro para Android ainda este ano.

Por ora, a Vodafone não tem planos de disponibilizar o aplicativo em outros mercados fora da Alemanha, mas a empresa afirmou que se o formato for atrativo para outros usuários, exportá-lo "não deve ser difícil".

Cartão SIM seguro

A empresa anunciou ainda que está trabalhando em uma parceria com a fabricante alemã de cartões SIM Giesecke & Devrient (G&D) para o fornecimento de novos cartões com sistemas de segurança de ponta a ponta.

De acordo com a companhia de telefonia móvel, os cartões SIM terão assinaturas e criptografias próprias em e-mails, documentos e VPNs criados no dispositivo, o que dispensará o uso de senhas ou tokens de segurança. O serviço não será oferecido para usuários finais e deverá focar em corporações e governo.

O SIM estará disponível para Android, BlackBerry 10 e Windows Phone, mas não deve chegar para aparelhos com iOS pois o sistema não permite o acesso necessário ao firmware para sua integração.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!