CeBIT: feira alemã de tecnologia tem como foco a nova economia mundial

Por Redação | 05 de Março de 2013 às 13h10

A partir de hoje (05) a cidade de Hannover, na Alemanha, recebe a CeBIT 2013, uma feira de tecnologia que há mais de 25 anos reúne fornecedores e usuários da indústria de telecomunicações e da informação de todo o mundo. O evento, que acontece até o próximo sábado (9), surgiu no dia 12 de março 1986 e até hoje é palco para o lançamento de grandes empresas do setor como Asus, Dell, Google, IBM, Microsoft e Samsung.

A feira deste ano vai contar com 4.100 expositores de 70 países, aproximadamente o mesmo número do ano passado. O tema central da CeBIT 2013 será a chamada 'shareconomy', uma tendência crescente entre os usuários que compartilham não apenas dados digitais na internet, mas também organizam modelos de compartilhamento de produtos físicos (como aluguel de carros, casas etc).

Isso torna a computação em nuvem cada vez mais importante comercialmente. "A computação em nuvem está mudando os modelos de negócios, estruturas de custos da empresa, bem como os hábitos do usuário", disse Christian Illek, o novo CEO da Microsoft da Alemanha, à agência de notícias DPA.

As startups também ganham destaque no evento, onde haverá uma premiação de cerca de R$ 40 mil para aquela que apresentar o melhor projeto de tecnologia relacionado a energia alternativa. Companhias iniciantes de 35 países se inscreveram no concurso.

Outra grande atração é o campeonato mundial de games 'Intel Extreme Masters', que vai contar com a presença da equipe brasileira 'paiN gaming'. que venceu a classificatória e irá representar o país na final do campeonato. Os times vão competir nos jogos 'StarCraft II: Heart of the Swarm' e 'League of Legends'.

O Brasil estará presente nos 450 mil m² da feira por meio de 17 empresas. A organização do evento espera que o grande público do ano passado se repita em 2013. Em 2012 foram cerca de 350 mil visitantes.

Acompanhe, no Canaltech, os principais destaques da feira ao longo da semana.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.