Publicidade

Canaltech testa conexão na nova Arena da Baixada

Por| 15 de Maio de 2014 às 15h23

Link copiado!

Canaltech testa conexão na nova Arena da Baixada
Canaltech testa conexão na nova Arena da Baixada

Uma das grandes preocupações da organização da Copa do Mundo no Brasil, que começa no dia 12 de junho, é a comunicação dentro dos estádios. O governo e as próprias operadoras já admitiram que o público poderá sofrer com problemas de rede. E para saber como está essa situação em um dos estádios que mais preocupam, a Arena da Baixada, em Curitiba, o Canaltech realizou testes com torcedores e profissionais durante o amistoso entre Atlético Paranaense e Corinthians, em jogo de preparação da Fifa para o Mundial, na noite desta quarta-feira (14).

A Arena da Baixada recebeu público de pouco mais de 20 mil pagantes, em jogo que terminou em 2 a 1 para os visitantes. De acordo com relatos de torcedores, o acesso ao estádio teve filas mas foi tranquilo. As obras ainda não estão completas, falta a instalação de mais 10 mil cadeiras – o total será de 43 mil lugares – e vários setores, como a praça de alimentação e banheiros, ainda estão precisando de acabamento.

O primeiro teste foi realizado com a jornalista Fernanda Baglioli, que, apesar de passar por alguma instabilidade, conseguiu realizar e receber ligações, enviar mensagem via SMS e fazer check-in, mas não obteve resultados ao enviar fotos para o Instagram, antes do início da partida, por volta das 18h30, com um iPhone 4s e 3G da operadora TIM.

Dois outros amigos ao lado de Fernanda nas arquibancadas, um com um Samsung Galaxy S4 e operadora Vivo e outro com um Samsung Galaxy Nexus e operadora Oi, ambos com 3G, conseguiram realizar as funções normais. Somente o Wi-Fi é que não estava liberado para nenhum torcedor.

Continua após a publicidade

A jornalista Bruna Bill conseguiu enviar mensagens via WhatsApp, mas com dificuldade, e notou muita instabilidade com seu aparelho Samsung Galaxy Pocket Duos e rede 3G da Tim.

O empresário João Azolin notou também certa instabilidade mas conseguiu responder mensagens via Facebook e realizar outras funções – até mesmo enviou uma imagem com um teste de velocidade no local. Seu LG Nexus 5 com 4G da Vivo registrou velocidade de download de 0.38 Mbps e de upload de 1,38 Mbps, com tempo de resposta ping de 1.088 ms.

Durante o intervalo, já com o estádio com 20 mil pessoas, o Canaltech voltou a ligar para Fernanda, que recebeu mensagem sobre a chamada mas o aparelho não tocou. Em seguida, ela retornou sem problemas de sinal.

Continua após a publicidade

Já o fotógrafo Theo Marques, que consultou outros dez profissionais de imprensa durante a cobertura, notou que todos os aparelhos que utilizaram 4G funcionaram normalmente, enquanto os 3G se mostraram instáveis. Seu aparelho Motorola Razr Maxx com a operadora Claro não conseguiu rede em 3G e só funcionou moderadamente em 2G.

Theo ainda disse que somente os jornalistas puderam ficar em uma área específica do estádio, único ponto de acesso à rede Wi-Fi disponível na Arena da Baixada. E, ainda assim, com constantes quedas de rede e lentidão.

João, do LG Nexus 5 com 4G da Vivo, chegou ao estádio com bateria a 40% da capacidade total e ficou sem energia ao final da partida. Fernanda entrou na Arena com o celular a 88% e terminou o jogo com 23%. Ela até mesmo fez o registro de dois momentos distintos para mostrar o consumo.

Continua após a publicidade

No balanço geral, a conexão no interior da Arena da Baixada mostrou-se apenas regular. Os entrevistados conseguiram realizar algumas das funções básicas de seus aparelhos, entretanto, todos sofreram com instabilidade.

A dificuldade maior será para quem vai trabalhar e precisará da transmissão rápida de dados via Wi-Fi e 3G, que apresentaram muita lentidão e até queda de rede. A sala de imprensa não esteve disponível ainda, a previsão é de que esteja pronta para a Copa. Se não houver melhorias na comunicação, é bem provável que a maioria dos profissionais tenha problemas de conexão.

A Arena da Baixada receberá quatro jogos durante a Copa: Irã x Nigéria (16/06, às 16h), Honduras x Equador (20/06, às 19h), Áustria x Espanha (23/06, às 13h) e Argélia x Rússia (26/06, às 17h).

Continue acompanhando nossa cobertura da Copa do Mundo do Brasil, seguiremos com os testes e trazendo mais notícias durante os jogos.