Campus Party 2012: Vivo demonstra o HSPA+, mas o resultado não é nada positivo

Por Ultradownloads | 13 de Fevereiro de 2012 às 15h10

A Campus Party oferece uma centena de pontos de acesso por metro quadrado da área chamada de Arena. Basta chegar com seu computador e plugá-lo em um dos cabos de rede disponíveis. Mas a Telefónica, que é a fornecedora de internet do evento resolveu ceder alguns modens para jornalistas brincarem com a nova conexão HSPA+.

A tecnologia é nova e promete velocidades de conexão que beiram os 5 mbps, o que é cinco vezes superior ao 1 MB de internet que o atual 3G - teoricamente - entrega. No HSPA+ aparentemente tudo seria resolvido, ficaria tudo é lindo e maravilhoso, mas a velocidade de banda larga em um aparelho móvel ficou só na promessa.

Nos testes realizados a conexão não passou muito do que o 3G da mesma operadora já fornece. Na verdade, ela ficou até abaixo do 3G. O site para consulta utilizado foi o Speed Test, que mostrou o resultado abaixo. No momento do teste não havia qualquer programa utilizando a internet, exceto o navegador com o site aberto. Veja o resultado:

HSPA+ não tão rápido assim

Para efeito de comparação, realizei o mesmo teste só que desta vez direto no meu smartphone e sem nenhum app utilizando dados da conexão 3G da própria Vivo, e no mesmo local físico. O resultado é absurdamente próximo, como podem ver abaixo:

3G da Vivo melhor que seu próprio HSPA+ ?

O valor cobrado por ambas as conexões é o mesmo, e se pensarmos em uma pequena evolução, sem qualquer custo extra, realmente vale a pena. Mas se você usa seu 3G convencional e pensa em um upgrade de velocidade, é melhor ficar como está. Vale lembrar que a conexão HSPA+ não está presente em todas as cidades onde há cobertura 3G, e que ela não significa que temos já o 4G. O correto aqui seria 3,5G, só que com a velocidade atual estamos em algo próximo de 3,001G.

Conversei com a Vivo, perguntando o motivo da lentidão e a mesma não se manifestou.

Ah, para quem está curioso sobre a velocidade da conexão da Campus Party, vai uma tela do teste. É bem abaixo dos 20 GB, só que é mais que suficiente para baixar qualquer coisa com muita velocidade. Não podemos esquecer que o link de 20 GB está dividido para mais de sete mil pessoas, certo? =)

Testa na Campus

Nada mal a velocidade na Campus Party, concorda? =)

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.