Aplicativos e 4G: o que esperar do MWC 2014

Por Redação | 06 de Fevereiro de 2014 às 17h30

O Mobile World Congress (MWC) 2014 está se aproximando. O evento, que acontece em Barcelona entre os dias 24 e 27 de fevereiro, promete trazer dezenas de novidades para o mercado de dispositivos móveis.

Você já sabe o que pode esperar da maior feira de tecnologias móveis do mundo? Jessica Ekholm, analista da Gartner – empresa líder mundial de pesquisas – já fez algumas apostas para o mercado e explica as novidades que ela acredita ver esse ano.

Aplicativos

Quando perguntada sobre a utilidade das dezenas de wearable devices lançadas recentemente e, principalmente, sobre a escassez de apps realmente interessantes, a pesquisadora é enfática: “com mais de um milhão de aplicativos somente na App Store da Apple, é complicado para os consumidores encontrarem apps interessantes. Da mesma forma, é muito difícil para os desenvolvedores se destacarem em um mercado tão lotado”.

Por isso, ela acredita que a tendência desse ano é seguir alguns dos elementos que já fizeram muito sucesso nos últimos meses. Uma das fortes apostas da especialista está nos aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp. Ao mesmo tempo, ela observa um crescente movimento de aplicativos de chat que concentram outras ferramentas, como pequenas redes sociais e até mesmo sistemas de compra e navegação na rede.

“Atualmente são mais de 270 milhões de usuários no WeChat e mais de 300 milhões de usuários no WhatsApp em todo o mundo. Não parece haver qualquer sinal de que os consumidores estejam ficando cansados de aplicativos de mensagens instantâneas e bate-papo”, complementa.

Além disso, Ekholm garante que neste ano veremos mais alternativas de assistentes pessoais, com sistemas cada vez mais completos e bem desenvolvidos. Para ela, a MWC deste ano deve trazer uma série de apps que ajudam o usuário a otimizar suas tarefas e tornar seu dia a dia mais “inteligente”.

Outra tendência observada por Ekholm é a de sistemas de controle de objetos inteligentes, principalmente eletrônicos para a casa. Para ela, a feira deste ano deve apresentar um série de sistemas de automação de casas, tudo com controles feitos por aplicativos.

4G

As primeiras observações da pesquisadora são relacionadas à velocidade da rede e aos hábitos de consumo dos usuários. “A percepção de experiência móvel dos consumidores está diretamente ligada ao desempenho de aplicativos em seu dispositivo. O desempenho de um app é medido, por exemplo, pela qualidade de imagem no vídeo e suavidade de reprodução ou pela velocidade da download de uma página e a capacidade de resposta do aplicativo – por exemplo, a rapidez com que o Google Maps processa imagens de mapas”, acredita.

Ekholm diz que o comportamento do consumidor nas redes 4G e 3G é bastante diferente e que as empresas de telefonia e os provedores de conteúdo estão se dando conta disso. Por isso, é provável que a MWC traga algumas novidades nesse aspecto.

4g

“No 4G, o consumidor usa muito mais as redes sociais e consume mais streaming de vídeos do que era visto nas redes 3G. E não só o vídeo tem sido um passatempo popular para usuários de 4G; aplicativos de streaming de áudio como Pandora e Spotify também estão se beneficiando da tecnologia, devido à maior velocidade e menor latência que a rede proporciona”, complementa.

A especialista ainda ressalta que houve um aumento no uso de aplicativos de serviços bancários e apps de varejo devido a uma confiança maior do consumidor em relação à segurança da rede 4G.

A própria Gartner já havia feito projeções interessantes nesse aspecto: para a empresa de pesquisas, o aumento da popularidade dos tablets tem sido outro motivador ao consumo maior de vídeos. A empresa garante que, em cinco anos, metade do tráfego de dados em dispositivos móveis será relativo à visualização de vídeos. Estudos feitos no ano passado indicam que os vídeos correspondem, atualmente, a 40% do tráfego de dados mundial.

Fique ligado na MWC

O Canaltech estará presente na feira e vai trazer as novidades mais quentes do mercado em tempo real. Fique ligado na nossa cobertura e não perca um detalhe sobre tudo o que vai acontecer em Barcelona entre 24 e 27 de fevereiro.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.