Agência irá utilizar câmeras robóticas e em 3D durante as Olimpíadas 2012

Por Redação | 17.07.2012 às 08:15
photo_camera Olimpiadas

Com a proximidade das Olimpíadas 2012, que se iniciarão no dia 27 de julho em Londres, as agências de notícias começam a se preparar para a cobertura completa do evento. E neste ano, a empresa Getty Images - famosa por seu extensivo catálogo de banco de imagens - cobrirá os jogos utilizando câmeras fotográficas robóticas e em três dimensões.

A utilização de câmeras robóticas visa ajudar a agência na cobertura de competições e, claro, a ultrapassar as barreiras impostas pelos organizadores do evento como, por exemplo, ter fotógrafos nos telhados dos estádios.

Getty Images câmeras 3D

Os fotógrafos Mark Kolbe e Chris McGrath, da filial australiana da agência, estão trabalhando na criação de mecanismos inteligentes que possam permitir uma cobertura ampla e irrestrita do evento.

“Eu estava na Copa do Mundo de Rugby no ano passado, trabalhando com o fotógrafo-chefe do nosso escritório de Londres, Shaun Botterill. Ele me contou sobre o que estava fazendo com seu material em 3D. Isto me fisgou, fiquei louco para poder fazer a mesma coisa”, afirmou ao CNET Kolbe.

Para produzir as imagens em três dimensões, os fotógrafos irão utilizar um mecanismo feito a mão que é capaz de acoplar duas câmeras ao mesmo tempo e em posições distintas. As imagens serão capturadas por duas câmeras Canon 5D Mark III e depois, receberão os efeitos 3D através do StereoPhoto Maker.

Os fotógrafos, por sua vez, afirmaram que tentarão cobrir o maior número possível de competições e não apenas as principais, já que os jogos são extensos e as pessoas querem ver os esportes mais inusitados também.

A tecnologia em 3D nas fotos da Getty Images está sendo testada há algum tempo e em alguns eventos como o AFL, o campeonato de críquete na Austrália e o Australian Open. “Tem sido um monte de tentativas e erros. Algumas coisas funcionam para o 3D e outras acabam não rolando tão bem quanto você pensa”, relatou o fotógrafo.

Getty Images câmeras robóticas

Os jogos desse ano não permitirão a presença de repórteres e fotógrafos nos telhados dos estádios como aconteceu nas edições anteriores do evento. Para não perder a chance de fazer grandes imagens, a Getty desenvolveu um sistema de câmera robótica instalada nas coberturas dos estádios que permite que os fotógrafos as controlem diretamente na tela dos seus computadores.

O sistema permite que os profissionais controlem todos os mecanismos das câmeras, como se as estivessem segurando de verdade. O computador, por sua vez, recebe o Live View da câmera via Ethernet e os fotógrafos podem controlar o zoom, o foco e até mudar a posição da câmera, tudo a distância.

Mas os desafios para essa cobertura não serão poucos, já que durante as competições a equipe técnica não terá acesso à área dos telhados onde as câmeras estarão instaladas, algo que não garante o funcionamento 100% de todo o equipamento.

A Getty Images não é a única agência que utilizará novas tecnologias na cobertura dos Jogos Olímpicos 2012; A Reuters também anunciou que utilizará suas próprias câmeras robóticas no evento.