Adobe anuncia oficialmente a Creative Cloud no Brasil

Por Pedro Cipoli | 18 de Junho de 2013 às 14h15

Em evento realizado hoje em São Paulo, a Adobe anunciou a Creative Cloud para compra aqui no Brasil. Ao contrário do que acontecia até então, agora só existe um produto (a Creative Cloud) que será constantemente atualizado através de uma assinatura mensal. As versões anteriores eram conhecidas como Creative Collection e vinham com diferentes suítes (Master, Production, Design e assim por diante), cada uma com seleções diferentes de produtos. Bastava comprar uma licença e utilizá-la em uma máquina.

Adobe Creative Cloud

Evento da Adobe em São Paulo (Foto: Pedro Cipoli/Canaltech)

Agora é necessário apenas adquirir uma assinatura e ter acesso a todos os programas da Master Collection e mais alguns incluídos somente na Creative Cloud, como Muse (edição de sites sem utilizar programação), Edge (edição da aparência do site), ferramentas de colaboração (algo como compartilhar projetos e arquivos ao estilo Dropbox), além do já conhecido Lightroom e acesso à comunidade de produtores de conteúdo Behance, que atualmente conta com mais de 1,4 milhões de usuários.

Adobe Creative Cloud

Evento da Adobe em São Paulo (Foto: Pedro Cipoli/Canaltech)

Outra novidade é que não serão mais produzidas versões desktop (Creative Suite) como acontecia até então. Em outras palavras, o Photoshop ou Premiere que você está usando estacionará na versão CS6 — mesmo assim, a última versão da Creative Suite ainda está disponível para venda no site da Adobe.

Não foram anunciados preços, fator que segundo Lia Vicente, gerente de marketing da empresa, será dependente do revendedor. Segundo Lia, a Adobe espera que o preço final seja exatamente o mesmo cobrado lá fora (cerca de US$ 49 por mês) convertidos para nossa moeda (cerca de R$ 104 na cotação de hoje), sem impostos.

Adobe Creative Cloud

Evento da Adobe em São Paulo (Foto: Pedro Cipoli/Canaltech)

A versão CC dos softwares mais famosos, como Photoshop, Illustrator, Premiere Pro, After Effects e InDesign receberam pelo menos 5 updates significativos, segundo a empresa. Como se trata de um programa de assinaturas, as atualizações ficarão disponíveis assim que estiverem prontas e o usuário pode escolher baixá-las ou não, novidades que já foram anunciadas na Adobe MAX deste ano em Los Angeles, feira voltada para profissionais produtores de conteúdo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.