2ª Semana da Mulher na Tecnologia debaterá a igualdade de gêneros na área de TI

Por Redação | 02 de Março de 2016 às 11h45

Você, que trabalha dentro do segmento de TI, já parou para contar quantas mulheres atuam ao seu lado realizando as mesmas funções? Provavelmente serão poucas, isso quando há mulheres trabalhando em departamentos de TI nas empresas. Para tentar mudar essa realidade, a faculdade Fiap, em parceria com gigantes do segmento como Google, Twitter e Intel, promoverá no mês de março a 2ª Semana da Mulher na Tecnologia, evento cujo objetivo é inserir, fortalecer e oferecer suporte às mulheres nesse mercado historicamente masculino.

O evento acontecerá simultaneamente em cinco estados do país entre os dias 05 e 12 de março, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Sorocaba (SP) e Nova Esperança (RN). Entre as ações estão um “hackday” na sede do Google, em São Paulo; uma visita ao escritório da Intel, onde acontecerá uma conversa sobre Internet das Coisas; e um encontro de estudantes de tecnologia, inovação e engenharia na sede do Twitter, também em São Paulo.

A programação também conta com debates a respeito do revenge porn (quando mulheres têm sua intimidade exposta na internet, sem permissão, por companheiros e ex-companheiros), mesas redondas sobre empreendedorismo e sobre aplicações móveis.

Grace Hopper

A analista de sistemas Grace Hopper, homenageada pela 2ª Semana da Mulher na Tecnologia (Reprodução: Divulgação)

A edição de 2016 do evento homenageia a norte-americana Grace Hopper, analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950. Ela também foi uma das primeiras mulheres PhD em matemática e é conhecida com alguns títulos de peso: rainha da computação, rainha da codificação, vovó COBOL e grande dama do software. Hopper programou o primeiro computador digital de larga escala, da IBM, e também desenvolveu a Flow-Matic, a primeira linguagem de programação que serviu como base para a criação do COBOL (por isso, “vovó COBOL”).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.