Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ubisoft e Riot defendem senadora e ex-atleta Leila Barros em carta aberta

Por| 16 de Julho de 2019 às 14h15

Link copiado!

(Imagem: Reprodução/Student Brands)
(Imagem: Reprodução/Student Brands)

A Riot Games, publisher do jogo League of Legends, e a Ubisoft, empresa francesa por trás da franquia Rainbow Six de jogos, divulgaram carta aberta assinada em conjunto, defendendo as afirmações feitas pela senadora e ex-campeã olímpica Leila Barros (PSB-DF) no início de julho.

Na ocasião, a parlamentar, que é membro da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) havia afirmado categoricamente que não enxerga os chamados eSports como atividades desportivas legítimas, rechaçando sobretudo a noção de consideração esportiva para jogos de tiro ou de combate ainda que em caráter fantasioso — tal é o caso das franquia citadas no parágrafo acima, sendo que ambas são mundialmente aclamadas por sua presença no cenário competitivo internacional.

“Vôlei e futebol são competição, não arma ou tiro. Quando nós falamos de esporte, as comunidades esportivas e as entidades foram escutadas nesse relatório? Ninguém foi. Teve audiência? Eu peço desculpas, vou ter que votar não”. A senadora referia-se à votação do projeto de lei do Senado que visa regulamentar os esportes eletrônicos no Brasil (PLS 383/2017, de autoria do senador Roberto Rocha, do PSDB/MA).

Continua após a publicidade

As afirmações de Leila eram um eco do posicionamento do também senador Eduardo Girão (Pode/CE), que também votou contra a regulamentação.

A carta das empresas mencionadas defende a posição da senadora Leila Barros, por enxergar que, nas afirmações feitas pela parlamentar, existe o incentivo ao debate. A carta ainda ressalta que as empresas desejam que “todos os envolvidos nesse ecossistema (desenvolvedores, organizadores, jogadores profissionais, clubes e torcedores) possam, de fato, ser ouvidos durante a concepção de normas futuras”.

Leila chegou a se desculpar pelas afirmações feitas durante a sessão de votação, atribuindo a viralização do assunto a uma suposta “má interpretação” de suas frases. Em nota enviada à ESPN em 4 de julho deste ano, a senadora afirmou que pretende instaurar audiência pública de discussão para agregar mais conhecimento de causa e fundamentação à proposta de regulamentação dos eSports no Brasil.

Ela ressaltou, no entanto, que seu entendimento sobre “esporte” é diferente das propostas dos jogos: “Nesses mais de 20 anos que eu exerci minha profissão como atleta e que estive em formação, eu vivi muito o espírito esportivo. Vou dizer pra mim o que é o esporte. O esporte pra mim é perseverança, é foco, é resiliência, é espírito de equipe e é o fair play. Sei que nesses campeonatos a gente vai encontrar isso entre as equipes, entre os profissionai e entre aqueles que estão em competição”, ela afirmou em comunicado.

Continua após a publicidade

A carta é assinada por Roberto Iervolino, gerente geral da Riot Games no Brasil. e Bertrand Chaverot, diretor geral da Ubisoft para a América Latina. Você pode ler o documento na íntegra, logo abaixo:

Fonte: SporTV; ESPN