Olimpíadas de eSports são aprovadas pelo Comitê Olímpico Internacional
Por Claudio Yuge | •

Já que estamos às vésperas das Olimpíadas de Paris 2024, nada mais justo do que também abordar um assunto relacionado e que a cada ano se torna cada vez mais recorrente: quando teremos as Olimpíadas de eSports? Eis que Comitê Olímpico Internacional (COI) finalmente deu um resposta a essa questão nesta terça-feira (23).
- Brasil, uma potência no cenário competitivo dos eSports
- Afinal, o que são eSports?
- Netshoes Miners impressiona e conquista 3º lugar em mundial de Free Fire
De acordo com o Globo Esporte, a aprovação ocorreu em uma sessão que normalmente é agendada às vésperas de cada edição das Olimpíadas, justamente para que os membros do COI possam debater mudanças, especialmente inclusões ou exclusões de modalidades esportivas.
Os membros avaliaram o mercado de esportes eletrônicos e aprovaram, por unanimidade, a criação de evento olímpico específico para os games, sem votos contrários, nem abstenções. Assim, o COI aprovou os Jogos Olímpicos de eSports a cada dois anos, a partir de 2025.
“Esta é realmente uma nova era para o COI. Com a confirmação pela sessão do COI da criação dos Jogos Olímpicos de eSports, estamos acompanhando o ritmo da revolução digital. A comunidade de eSports, representada na nossa Comissão de Esports, se envolveu com entusiasmo nesta iniciativa. Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa entre os jovens”, disse o presidente do COI, Thomas Bach, em comunicado à imprensa.
Modalidades com três categorias
Embora esta seja uma grande vitória para os adeptos de eSports e para o mercado de entretenimento digital, ainda há muitas discussões sobre o assunto ao longo dos próximos anos. Isso porque, jogos de tiro, a exemplo de Counter-Strike, por enquanto estão expressamente proibidos nas Olimpíadas de Esports.
Nesta terça-feira, o COI apenas confirmou que o evento contará com modalidades de três categorias: esportes físicos disputados em plataforma virtual, simuladores de esportes, e games de eSports — todos devidamente alinhados aos valores olímpicos.
Ainda há muito caminho pela frente, pois o COI ainda precisa se reunir com as federações internacionais e confederações nacionais dos eSportes, assim como as desenvolvedoras proprietárias dos games, para discutir sistemas de classificação.
Inicialmente os Jogos Olímpicos de eSports serão realizados com uma parceria do COI com o Comitê Olímpico da Arábia Saudita durante 12 anos, a cada dois anos, já que o país tem investido muito nos esportes eletrônicos e foi um dos fatores fundamentais para que os membros, depois de repetidamente negar a inclusão, aprovassem os eSports como parte das Olimpíadas — embora essa periodicidade possa ser discutida e alterada, dada a divergências entre os membros do Conselho Executivo.