Fórmula 1 anuncia chegada aos eSports com competição mundial

Por Redação | 21 de Agosto de 2017 às 10h18

A Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira (21) que irá premiar pela primeira vez o melhor piloto virtual do mundo em 2017. A Liberty Media, que passou a comandar a categoria automobilística nesta temporada, criará uma competição a partir do próximo mês com o intuito de gerar mais receitas para a competição e, especialmente, conectar o público jovem à categoria mais importante do automobilismo mundial. Chamada de F1 eSports Series, a competição será realizada em parceria com a Gfinity e a Codemasters, desenvolvedora do game oficial F1 2017.

Assim como o lançamento do game, o campeonato terá início em setembro com um sistema de classificação que durará todo o mês, determinando os 40 pilotos mais rápidos das pistas virtuais. Critérios similares ao da competição real serão utilizados para ranquear os competidores, com carros podendo ser ajustados dentro do regulamento e utilização dos mesmos circuitos existentes na temporada real da F1.

Os 40 melhores irão disputar a semifinal na Gfinity Arena, em Londres, entre os dias 10 e 11 de outubro. A partir daí sairão os 20 melhores pilotos, que disputarão a final em novembro, no encerramento da temporada da Fórmula 1 em Abu Dhabi. O campeão terá o direito de se classificar automaticamente para as semifinais do campeonato de 2018, será nomeado "Campeão Virtual Especialista da F1" e estará no game oficial da competição de 2018.

Para Sean Bratches, diretor comercial da F1, "este lançamento representa uma incrível oportunidade para nossos negócios, tanto estrategicamente quanto com a forma com que engajamos nossos fãs". "Primeiro, é uma categoria que está crescendo, com um engajamento de fãs tremendo em que estamos entrando com grande estilo; e estamos orgulhosos em ter a Codemasters e a Gfinity conosco nessa jornada", explicou. Sobre as próximas competições virtuais, Bratches indicou que elas deverão durar por um bom tempo, aderindo a tendência dos eSports ao redor do mundo. "É claro que, assim como fazemos com a F1, continuaremos evoluindo e inovando com a forma com que realizamos a versão virtual do campeonato de F1 para garantir que forneçamos a mais empolgante e agradável experiência que pudermos aos nossos fãs".

Frank Saigner, diretor executivo da Codemasters, disse que a interação da empresa e da categoria automobilística serão levadas a outro nível com o conceito dos eSports. "Os eSports são um dos setores de games que mais rapidamente estão crescendo, atraindo dezenas de milhões de fãs. Estamos felizes em anunciar essa incrível categoria de corridas com a F1 para nosso futuro jogo F1 2017. A natureza altamente competitiva e o espetáculo em alta velocidade, combinado com a autenticidade de nosso jogo, irão fornecer uma experiência empolgante aos jogadores e aos espectadores ao redor do mundo. Estamos ansiosos para engajar ainda mais profundamente nossa comunidade leal e apaixonada, além de aproximar os fãs tanto de nosso jogo quanto do esporte em si", finalizou.

Fonte: Motorsport