DonationAlerts quer trazer segurança e interatividade para streaming de games

Por Redação
Tudo sobre

YouTube

Saiba tudo sobre YouTube

Ver mais

Histórias de sucesso no mundo do streaming de jogos aparecem na mídia com certa frequência, com pequenos criadores de qualidade recebendo a atenção de grandes e ganhando o mundo, financeiramente e em forma de prestígio, por conta disso. O problema é que as pessoas nem sempre são bem intencionadas e as doações feitas, de motivo de alegria, podem se tornar um pesadelo e uma grande fatura a ser paga pelo streamer.

Dar mais segurança a esse tipo de transação e aumentar a interatividade durante as transmissões ao vivo de games são as propostas do DonationAlerts.com, que acabou de ser disponibilizado para usuários brasileiros. O sistema, que funciona com o Twitch, YouTube, Facebook, Mixer e praticamente toda grande ferramenta de streaming do mercado, dá mais proteção aos criadores de conteúdo, com o uso de um sistema antifraude que já provou seu valor na indústria do comércio eletrônico.

O principal ponto a ser atacado aqui são os cashbacks, pedidos de estorno feito às operadoras de cartão de crédito ou meios de pagamentos. Alguém mal intencionado realiza grandes doações a um criador de conteúdo, muitas vezes com valores que ultrapassam a casa dos milhares de dólares, para, depois, alegar ter sido fraudado, exigindo que a cobrança seja cancelada. Aos criadores, aquilo que representou felicidade e o pagamento dos boletos de mais uma vez, rapidamente, acaba se transformando em dívida, já que, nestes casos, cabe a quem recebe arcar com as taxas de reembolso cobradas pelos serviços.

Foi pensando em fraudes desse tipo, que também atingem o e-commerce, que o DonationAlerts nasceu. O sistema permite que o criador de conteúdo receba diretamente no serviço que desejar, desde a conta bancária até meios de pagamento como PayPal, além de dar a ele a chance de aceitar diferentes modalidades financeiras cartões de crédito e débito, transferências bancárias ou até mesmo criptomoedas, sem que precise se preocupar com cashback, conversões ou burocracia.

Tudo isso enquanto exibe totais de doação, metas e mensagens trocadas entre criadores e espectadores ao longo do vídeo. O sistema é compatível com os principais softwares de streaming do mercado, como OBS, Xsplit e StreamLabs OBS.

Com o DonationAlerts, criadores têm acesso a painel de controle de doações, métricas e configuração de alertas (Imagem: Divulgação/DonationAlerts)

Para os criadores, ainda, estão disponíveis ferramentas que levam o DonationAlerts além de um mero sistema de exibição e proteção. Por meio de um painel de controle, é possível ter acesso a histórico de doações e métricas que permitem entender o movimento de um canal, ferramentas de moderação automática que proíbem palavrões ou spam e até mesmo um sistema de oportunidades especiais para os usuários, com parcerias de publicidade.

A robustez do serviço se comprova em números. Em 2018, o DonationAlerts registrou um crescimento de 23% e chegou a 2,6 milhões de usuários em todo o mundo, com mais de 29,7 milhões de alertas exibidos em transmissões ao vivo ao longo do ano.

O DonationAlerts já está disponível em português e permite que qualquer um comece a usar após um cadastro, não importando o tamanho do canal, a frequência de transmissões e o número de seguidores. Basta uma configuração simples no aplicativo usado para streaming e um cadastro para que a proteção já esteja ativa e os recursos comecem a funcionar.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.