Campeão brasileiro de League of Legends irá disputar vaga para o torneio mundial

Por Felipe Santana Felix | 22.04.2013 às 17:37

Finalmente a Riot Games anunciou, mesmo que de forma superficial, o caminho para uma das equipes brasileiras disputar o Torneio Mundial de League of Legends.

O gerente de eSports da Riot, Bruno "Bagaço" — em entrevista exclusiva ao Canaltech no inicio do ano —, já havia informado, parcialmente, a possibilidade da vaga existir, mas em nenhum momento deu sinais de como a coisa funcionaria. Na entrevista, ele informou que o talento iria ser elemento fundamental para a classificação. E o anúncio feito pela Riot realmente leva isso em consideração.

A chance de disputar uma vaga para o Mundial de LoL será dada apenas ao campeão brasileiro. A equipe vencedora do Torneio Nacional receberá U$10 mil e garantirá sua passagem para a etapa classificatória, que será realizada na Gamescom, feira internacional de games que acontece de 21 a 25 de Agosto na Alemanha. Lá, a equipe irá disputar a vaga com times da Turquia e da América Latina.

Parece que a ideia da Riot é dar uma chance a todos os times de regiões onde a empresa se instalou recentemente, ou ainda pretende se instalar, e que tecnicamente possuem um nível de jogo bem similar ao dos demais participantes.

Vale lembrar que o Campeonato Brasileiro do ano passado teve sua etapa final realizada na BGS. Na época, o chaveamento foi feito de maneira eliminatória, envolvendo as oito melhores equipes do país, de acordo com a pontuação de etapas oficiais anteriores. Este ano a dinâmica será bem similar e os quatro eventos oficiais, realizados ainda no primeiro semestre, darão vagas paga o Nacional.

A primeira etapa classificatória ocorrerá nos dias 27 e 28 de Abril na Age Campinas, onde CNB, KeyD, RMA eSPorts e Sauna irão disputar presencialmente uma premiação de U$10 mil e a primeira vaga para o Torneio Nacional.

A possibilidade de uma equipe brasileira chegar ao Mundial de League of Legends é um dos grandes passos da Riot para desenvolver, de forma mais profissional, o cenário competitivo em nosso pais. A partir do momento em que novos projetos se estabilizarem por aqui (como a League of Legends Championship Series), poderão contribuir e dar muito mais força ao nosso cenário.