Publicidade

FIFA pede a Google que retire transmissões piratas de seu mecanismo de buscas

Por| 25 de Junho de 2018 às 16h47

Link copiado!

Adidas
Adidas

A FIFA está vivendo um problema recente com a Copa do Mundo: o surgimento de sites piratas transmitindo em tempo real as partidas da competição. Para conter o avanço deste tipo de ação, a Federação pediu à Google que retirasse do mecanismo de busca sites com links não autorizados de transmissão.

O pedido veio do NetResult, um grupo da federação europeia de futebol criada no Reino Unido com o exato objetivo de proteger propriedades intelectuais na internet, entre elas a de partidas de futebol. A organização já é conhecida por ter derrubado vídeos e transmissões ilegais como Twitter e YouTube.

O pedido de remoção foi feito em nome da FIFA e trazia uma lista de URLs que estavam fazendo a transmissão oficial de forma embutida em seus próprios sites, ou mesmo ensinando usuários como conseguir acesso às transmissões em lugares onde não há a difusão das partidas. Um dos métodos, por exemplo, é a utilização de redes VPN para acessar canais abertos que transmitem os jogos em outros países.

Os links não são apenas de sites pequenos, como também de grandes redes de canais como a FuboTV, americana que conta com investimentos de fundadores da Fox e Sky.

Continua após a publicidade

A Google, entretanto, não deu resposta ao pedido, nem mesmo retirou os sites que continuam com a transmissão ilegal das partidas. Os links nem mesmo são indicados como infratores de leis de propriedade intelectual.

Vale lembrar que não somente a transmissão, bem como tutoriais de como transpor barreiras de localização são considerados ações ilegais.

Embora a Google não dê um parecer sobre o assunto, o mais provável é que o seu buscador tenha dificuldade em identificar e retirar do mecanismo de busca todos os conteúdos do tipo. A NetResult reconhece esta dificuldade, e por este motivo, pede que apenas os links listados sejam retirados.

Continua após a publicidade

Além do pedido de remoção da NetResult, a Sony se adiantou e enviou a todos os canais e sites parceiros uma nota de diretrizes de como fazer referência à Copa sem ferir direitos autorais. No Brasil, por exemplo, a ESPN não possui o direito de apresentar os jogos.

Fonte: TorrentFreak