Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amazon Web Services confirma: Ayrton Senna foi o piloto mais rápido da Fórmula 1

Por| 18 de Agosto de 2020 às 11h31

Link copiado!

AyrtonSenna.com.br
AyrtonSenna.com.br

O Amazon Web Services e a Fórmula 1 divulgaram um ranking no mínimo inusitado e que serviu para apimentar ainda mais a polêmica: quem foi o melhor piloto de todos os tempos na categoria? Sinceramente, fica difícil saber quem foi o melhor, afinal temos inúmeros campeões com feitos incríveis, como Michael Schumacher, Lewis Hamilton, Alain Prost, Nelson Piquet, entre outros. Mas, em se tratando de velocidade, o Big Data do Amazon Web Services confirma: Ayrton Senna foi o mais rápido.

Essa foi a conclusão a que o Amazon Web Services chegou ao analisar dados de todos os pilotos da categoria de 1983 até os tempos atuais, numa espécie de homenagem para comemorar o 70º aniversário da F1. No anúncio feito nesta terça-feira (18), a AWS disse construiu uma ferramenta de machine learning para analisar o desempenho puro de cada um deles com base em voltas de classificação. O desempenho foi, então, comparado ao companheiro de equipe do piloto ao longo do intervalo de tempo para construir uma teia de dados de desempenho interligados.

Quando faleceu em 1994, Senna tinha como companheiro de equipe Williams o britânico Damon Hill, sabidamente mais lento. Mas, em outros tempos, o tricampeão tinha como companheiro Alain Prost, um dos melhores de todos os tempos. O que a Amazon fez foi pegar os tempos de todas os treinos de classificação e criar uma teia de dados com a velocidade bruta dessas voltas. O resultado, segundo os computadores da empresa, determinaram que o brasileiro era o mais rápido, com Michael Schumacher logo atrás, a apenas 0,114 segundos de diferença.

Continua após a publicidade

Algo curioso, no entanto, é que temos pilotos jovens e que ainda estão atuando no grid da F1. Além de Hamilton, que ficou em 3º nesse ranking, temos Max Verstappen (Red Bull Racing) e Charles Leclerc (Ferrari), ambos com 22 anos. Outros grandes nomes que aparecem na lista são os do espanhol Fernando Alonso, sabidamente leão de treino e que pode voltar à Fórmula 1 na próxima temporada; e Sebastian Vettel, tetracampeão da categoria.

Veja a classificação completa do grid da Amazon Web Services:

  1. Ayrton Senna
  2. Michael Schumacher +0.114s
  3. Lewis Hamilton +0.275s
  4. Max Verstappen +0.28s
  5. Fernando Alonso +0.309s
  6. Nico Rosberg +0.374s
  7. Charles Leclerc +0.376s
  8. Heikki Kovalainen +0.378s
  9. Jarno Trulli +0.409s
  10. Sebastian Vettel +0.435s
Continua após a publicidade

Fonte: CNET