Amazon entra na briga para transmitir Brasileirão 2025 com aporte de R$ 750 mi
Por Claudio Yuge |
A entrada do streaming e da transmissão digital mudou bastante os modelos de negócios do mercado nos últimos dez anos. E o que era até razoável para muitos clubes de futebol, atualmente não é mais adequado em um padrão apenas. Por isso, as principais equipes brasileiras decidiram se reunir em duas ligas para fechar contratos. E Amazon agora entra na disputa pelo Brasileirão 2025 com os times da Liga Forte União.
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A Liga Forte União (LFU) da Série A é formada por Corinthians, Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Fortaleza, Cuiabá, Criciúma e Juventude. Das divisões inferiores que também estão no grupo fazem parte os clubes Sport, América-MG, Goiás, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA, Operário, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Ponte Preta e Botafogo de Ribeirão Preto.
O outro grupo, a Libra, hoje é formada por Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Red Bull Bragantino, Atlético-MG, Grêmio, Bahia e Vitória, além do Santos, que disputa a Série B. Para os próximos Brasileirões, a Libra fechou em março deste ano acordo de exclusividade com a Globo, com duração de cinco anos, e um total de R$ 6,5 bilhões às equipes — cerca de R$ 6,7 milhões por partida exibida.
Como a LFU acredita que a divisão das cotas deve ser diferente da proposta pela Libra, a liga vem negociando também suas transmissões, mais especificamente para o Brasileirão 2025. A Record e o YouTube já fecharam um contrato semelhante, com aproximadamente R$ 10 milhões por partida exibida. E, agora, é a vez da Amazon negociar.
Segundo o Estadão, a Amazon faz proposta à LFU e pode se juntar a Record e YouTube nas transmissões do Brasileirão. O Prime Video se encaixa na categoria destinado a plataformas pagas e canais por assinatura, e dá direito a 38 partidas da temporada, uma por rodada. As quantias somadas da venda dos pacotes pelo grupo à Amazon superam a quantia de R$ 750 milhões. A LFU possui um total de seis confrontos por rodada, portanto, caso seja aceita a proposta da Amazon, restarão quatro em negociação.
No Brasil, a Amazon tem os direitos da NBA e da Copa do Brasil desde o ano passado, a partir de um acordo de licenciamento com a Globo até 2026. O serviço de streaming tem direito a um jogo exclusivo a cada rodada da competição. Nas quartas de final da atual edição, o Prime Video transmitiu o duelo de ida entre Vasco e Vitória e vai exibir o jogo de volta entre as mesmas equipes, daqui a duas semanas, em Curitiba.
Brasileirão prestigiado
As altas cifras na negociação de jogadores, como no caso do Flamengo, que recentemente trouxe três atletas do mercado europeu ainda no auge de suas performances a mais de um R$ 1 bilhão. Isso apenas como reforços para o término da temporada e o Mundial de Clubes que se aproxima. Os grandes clubes brasileiros vêm investindo alto e a competitividade do Brasileirão, que já era bastante acirrada, ficou ainda mais emocionante nos últimos anos.
O Brasileirão aumentou bastante sua visibilidade em vários países, a exemplo de Argentina, Estados Unidos, Portugual, Espanha e até Inglaterra. A participação de Google e Amazon nesse mercado só confirma isso. E, assim como acontece atualmente nas maiores ligas do mundo, os direitos de transmissão foram fragmentados para diversas plataformas.
Segundo o Estadão, a LFU continua em negociações avançadas com múltiplos interessados para a venda dos direitos de transmissão dos quatro jogos remanescentes que possui por rodada. O grupo detém 60% dos confrontos da competição, com 228 partidas em seus pacotes.
Diferente da Libra, a LFU busca várias mídias diferentes, e a divisão estabelecida com a arrecadação referente aos direitos de transmissão, segundo fontes do Estadão, seria: 45% de modo igualitário, 30% por performance e 25% por audiência.
Já a Libra fechou por R$ 1,1 bilhão por ano com o Grupo Globo, nas modalidades TV aberta e fechada e streaming. O Premiere não entra nesse cálculo e as equipes vão receber um repasse extra pelas partidas transmitidas no pay-per-view.