Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Yahoo revelou dados de usuários para governo dos EUA, dizem fontes

Por| 04 de Outubro de 2016 às 14h55

Link copiado!

Yahoo revelou dados de usuários para governo dos EUA, dizem fontes
Yahoo revelou dados de usuários para governo dos EUA, dizem fontes
Tudo sobre Yahoo

Parece que as complicações do Yahoo com privacidade dos dados de seus usuários não terminou ainda. Novos dados apontam que a companhia norte-americana desenvolveu um sistema customizado para vasculhar todos os emails de seus usuários em busca de informações para as agências de segurança dos Estados Unidos.

Segundo fontes, a empresa atendeu no ano passado à uma diretiva confidencial do governo, varrendo centenas de milhões de contas de emails do Yahoo para oficiais da NSA e FBI. Estas fontes, que eram ligadas ao governo ianque, divulgaram a informação à agência Reuters.

Não foram dados mais detalhes sobre a prática, apenas que agentes queriam que o Yahoo repassasse informações de diversos usuários, buscando determinadas palavras ou expressões em emails ou anexos.

De acordo com alguns especialistas, este é o primeiro caso de uma empresa de internet dos EUA aceitando abertamente uma demanda de uma agência de espionagem para a divulgação de informações de usuários. Outros casos divulgados nos últimos anos envolvia a espionagem em tempo real e vinda de fontes externas, como foi o caso denunciado pelo ex-funcionário da NSA Edward Snowden em 2008.

Continua após a publicidade

As fontes não deram informações se outros provedores de internet também concordaram com a demanda. Outras empresa que poderiam ser alvos das investidas das agências espionagem, como Google ou Microsoft, não se manifestaram sobre o caso.

Para completar, a CEO do Yahoo também foi envolvida na encrenca. As fontes alegaram que a executiva foi vista com maus olhos pelas lideranças do conselho ao concordar com a diretiva do governo e todo esse impasse resultou na saída do Chefe de Segurança da Informação da empresa, Alex Stamos, em junho do ano passado.

Em resposta à agência de notícias internacionais, o Yahoo lançou uma nota vaga e breve: "O Yahoo é uma empresa que obedece às leis, e obedecemos às leis dos Estados Unidos", destacou a companhia no comunicado. A NSA, por sua vez, não se pronunciou sobre o assunto.

O caso complica ainda mais a situação para o Yahoo, que já sofreu um grande baque em sua reputação no mês passado, quando saiu a informação que mais de 500 milhões de contas de usuários tinha sido vazadas, a maior brecha de segurança de dados da história.

Continua após a publicidade

Fonte: Reuters