Publicidade

MPF investiga se houve falha de segurança de operadoras no caso dos hackers

Por| 01 de Agosto de 2019 às 14h40

Link copiado!

MPF investiga se houve falha de segurança de operadoras no caso dos hackers
MPF investiga se houve falha de segurança de operadoras no caso dos hackers

O Ministério Público Federal (MPF), em Brasília, anunciou a abertura de um inquérito para investigar se as operadoras de telefonia apresentaram falha de segurança, que permitiu a invasão de hackers em celulares de diversas autoridades públicas, entre eles o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o procurador da República, Deltan Dallagnol, entre outros.

A entidade quer averiguar mais a fundo se as operadoras contam com brechas críticas de segurança, como acesso à caixa postal quando um hacker consegue ligar para um número usando o mesmo número do destinatário, a partir de um aplicativo VoIP.

De acordo como juiz Vallisney de Oliveira, "o Telegram permite que o usuário solicite o código de acesso via ligação telefônica, com posterior envio de chamada de voz contendo o código para ativação do serviço Web, cuja mensagem fica gravada na caixa postal das vítimas", afirmou. "O invasor então realiza diversas ligações para o número alvo, a fim de que a linha fique ocupada, e a ligação contendo o código de ativação do serviço Telegram Web é direcionada para a caixa postal da vítima".

Essa estratégia, inclusive, teria sido usada em tentativas de invasão ao celular do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Continua após a publicidade

SindiTelebrasil afirma que operadoras são seguras

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) se pronuncio, afirmando que as operadoras de telefonia móvel possuem políticas e diretrizes internas voltadas à área de segurança da informação e antifraude, visando sempre a proteção dos dados de seus clientes.

A entidade aponta também que as empresas de telefonia não têm controle nem responsabilidade legal sobre os conteúdos e transações feitos em aplicativos de terceiros. “As prestadoras também alertam para importância de o cliente optar pelos padrões de segurança mais rigorosos (por exemplo, adotar nos aplicativos a confirmação de senhas em duas etapas). As operadoras também informam que desativaram o serviço que permitia acessar a caixa postal ligando para o próprio número”.

Questionada se as operadoras fizeram algo para evitar a brecha no sistema, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) respondeu que não confirma as informações. "A Anatel está colaborando com a Polícia Federal, empregando todos os instrumentos e equipes técnicas disponíveis. Para garantir o necessário sigilo à operação, não serão divulgadas mais informações no presente momento".

Continua após a publicidade

Fonte: G1 / Telesíntese