Fones de ouvido podem ser usados para espionar usuários

Por Redação | 23.11.2016 às 08:49 - atualizado em 23.11.2016 às 14:43

Depois de ver que até mesmo o CEO do Facebook e o diretor do FBI recomendam cobrir a webcam dos computadores com fita adesiva, muita gente passou a se preocupar com a possibilidade da sua câmera ser acessada remotamente por hackers. No entanto, o que muitos não sabem é que até mesmo fones de ouvido podem ser usados para espionar você.

O alerta foi feito por um grupo de pesquisadores da Universidade Ben-Gurion do Negev, em Israel. Eles criaram um malware que explora um recurso dos codecs RealTek, tecnologia presente na maioria das placas-mãe de PCs, que permite alterar a função do jack de áudio dependendo do tipo de dispositivo que é conectado.

Um computador infectado pode ser configurado remotamente para trocar a função do conector de fone de ouvido para a do microfone, permitindo que qualquer fone conectado ao PC possa potencialmente servir para capturar o áudio do ambiente, o que o transforma facilmente num dispositivo de espionagem.

Como podemos ver no vídeo divulgado pela equipe de pesquisa, a qualidade do áudio obtido nos testes é bem impressionante. Isso quer dizer que é possível ouvir tranquilamente tudo o que a vítima diz enquanto está na frente do computador, seja no telefone ou conversando com alguém que está ao seu lado.

O software criado pelos pesquisadores se chama Speake(a)r, e na verdade não é realmente malicioso. Ele foi usado para testar uma teoria, mas os especialistas alertam que essa é uma ameaça bem real, e que pessoas má intencionadas podem usar o programa para espionagem sem grandes dificuldades.
Por enquanto, o grupo liberou apenas os resultados dos testes realizados em PCs que utilizam tecnologia da RealTek, mas é possível que smartphones, tablets e outros dispositivos com entradas de áudio possam estar vulneráveis a um ataque do tipo.

Enquanto não existe nenhuma evidência de que um malware à la Black Mirror que use essa vulnerabilidade está a solta por aí, é melhor prevenir do que remediar, portanto, uma boa dica é desconectar os seus fones de ouvido quando não estiver utilizando.

Via Engadget