Xbox One: espionagem pelo Kinect?

Por Redação | 17 de Julho de 2013 às 11h26

Após denúncias publicadas pelo jornal The Guardian, com base nos documentos do programa PRISM vazados por Edward Snowden, de que a Microsoft oferecia acesso aos e-mails e mensagens de voz de seus usuários à Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, muitos acusam o Xbox One de ser capaz de permitir a espionagem de seus usuários através do Kinect. As informações são do Polygon.

O que deixou muitas pessoas preocupadas com a sua privacidade no Xbox One é o fato do Kinect, que possui câmeras e microfones embutidos, gravar ininterruptamente tudo o que acontece na sala do usuário. Os executivos da Microsoft, por sua vez, garantem que a função não será utilizada para espionar o que os usuários estão fazendo, já que os vídeos e áudios captados pelo Kinect não são enviados para os servidores da empresa sem a autorização prévia do usuário.

Em contrapartida, alguns dos comandos de voz enviados ao Kinect são processados em servidores remotos da Microsoft e eles são transformados em arquivos de texto simples antes de saírem da sala do usuário e serem direcionados para os servidores. E os dados biométricos também são transformados em sequências numéricas para indicar a posição dos membros dos jogadores.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Muitas pessoas têm receio de que seus dados possam ser facilmente acessados, já que muitas empresas de tecnologia e internet podem alterar suas políticas de privacidade sem consultar seus usuários. Phil Harrison, vice-presidente da Microsoft, afirmou que a companhia não está e não irá utilizar a ferramenta para monitorar ninguém. O executivo ressaltou ainda que governos não têm autoridade para determinar a coleta indiscriminada e sem autorização de áudio ou de vídeo de qualquer usuário, portanto, os usuários do Xbox One estarão seguros.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.