Wikileaks está prestes a vazar novos arquivos secretos, afirma Assange

Por Redação | 17 de Novembro de 2014 às 12h36

Julian Assange, fundador do Wikileaks, revelou neste domingo (16) que a sua organização está preparando um novo vazamento de documentos secretos. A declaração foi feita durante o fórum "Vigilância de Massas" no Festival de Cinema de Lisboa e Estoril.

Recluso na embaixada do Equador em Londres, Assange participou do evento por teleconferência e, além da revelação, também fez duras críticas ao Google por acreditar que a empresa trabalha em benefício do governo americano.

Assange não forneceu nenhum detalhe adicional sobre o conteúdo dos próximos vazamentos nem a data que os arquivos serão divulgados. Ao invés disso, ele se concentrou em fazer duras críticas ao governo e às agências de inteligência norte-americanas por tentarem controlar o maior número possível de dados mundiais. Assange ainda deu ênfase aos diversos ataques que o Wikileaks tem sofrido e exaltou que mesmo assim continua em pleno funcionamento.

O ciberativista continua refugiado na representação diplomática do Equador em Londres desde julho de 2012, quando a Corte Suprema Britânica autorizou sua extradição para a Suécia. No entanto, os suecos o acusam de ter cometido crimes sexuais, fato este que foi negado por Assange.

Segundo o ativista, a extradição é de interesse dos Estados Unidos, uma que vez que o país espera que ele seja julgado como Chelsea Manning, soldado que vazou documentos diplomáticos para o Wikileaks em 2010 e foi condenado a ficar 35 anos na prisão.

As críticas do principal porta-voz do site demonstram sua desaprovação com a centralização da informação em poucas mãos, algo que, na opinião dele, pode levar o mundo a ser um lugar mais totalitário.

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2014/11/wikileaks-prepara-novo-vazamento-de-arquivos-secretos-afirma-assange.html

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.