The New York Times mostra apoio a Edward Snowden

Por Redação | 03 de Janeiro de 2014 às 07h35
photo_camera Divulgação

Em um editorial publicado no primeiro dia do ano, o jornal americano The New York Times mostrou forte apoio a Edward Snowden, o ex-analista da CIA responsável pelo vazamento de diversas informações sobre os esquemas de espionagem do governo americano. Para o veículo, ele prestou grandes serviços à nação e deveria ser levado de volta, recebendo perdão ou, pelo menos, penas mais brandas pelos crimes que cometeu.

Assinado pela junta de editores do New York Times, o texto também fala diretamente a Barack Obama e pede que ele pare de tentar transformar Snowden no vilão dessa história. E lembra declarações do próprio presidente, que no passado afirmou que o ex-analista fugiu do país para evitar ser acusado criminalmente, em vez de reportar aquilo que era considerado um abuso a seus superiores.

O jornal aponta também um documento citado por Obama, que prevê proteção a delatores que façam parte da comunidade de inteligência. De acordo com o veículo, tal garantia não vale para contratados, como é o caso de Snowden, e apenas para membros do próprio governo. Além disso, lembrou também a declaração do ex-analista, afirmando que levou as informações sobre o esquema de espionagem a seus superiores, que não tomaram nenhum tipo de ação a respeito.

Para finalizar o artigo, o New York Times cita ainda uma série de revelações trazidas a público por Snowden. Além do amplamente conhecido esquema de espionagem, que quebra dezenas de leis americanas e representa um abuso de autoridade, estão a quebra de sistemas de criptografia online, o perjúrio cometido por membros de alto escalão do governo e a divulgação de informações falsas sobre as práticas de vigilância da NSA.

Atualmente, Edward Snowden encontra-se em Moscou sob asilo político. Segundo informações do próprio governo dos Estados Unidos, ele ainda possui informações confidenciais que não foram divulgadas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.