Snowden roubou senha de colega para acessar informações, diz relatório

Por Redação | 13 de Fevereiro de 2014 às 13h27

Edward Snowden se tornou uma celebridade desde que vazou documentos sigilosos da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, a NSA. Tido por muitos como herói, o ex-analista de inteligência pode ter se aproveitado da inocência de um colega de trabalho para ganhar acesso às informações que coletou.

Segundo informações do site NBC, o ex-analista teria convencido um empregado da agência, cujas credenciais eram superiores, a utilizar sua senha no computador do próprio Snowden. Um documento divulgado recentemente (em PDF) afirma que Snowden teria capturado essa senha e a utilizado para obter acesso a diversas informações confidenciais. O que aconteceu a partir dali não é nenhuma novidade e o pobre funcionário acabou pedindo demissão.

"Sem o conhecimento do civil, o Sr. Snowden foi capaz de capturar a senha dele, permitindo-lhe acessar informações mais confidenciais ainda", afirma o documento, que agora segue para os comitês de inteligência do Congresso e do Judiciário norte-americano.

O documento ainda discorre sobre os relatórios anteriores que revelaram que Snowden teria usado a senha de aproximadamente 25 colegas de trabalho da NSA e questiona: "Será que ninguém da NSA foi disciplinado a não deixar outros usarem sua senha?".

A revelação do documento desmente o ex-analista que anteriormente afirmou não ter roubado a senha de qualquer colega de trabalho. "Eu nunca roubei nenhuma senha e nem nunca enganei ninguém para obtê-las", defendeu-se Snowden num bate-papo feito no dia 23 de janeiro. O advogado de Snowden, Ben Wizner, ainda não se pronunciou sobre o documento.

Leia também: Snowden acusa NSA de praticar espionagem industrial

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!