Secretária de comércio dos EUA quer mais clareza sobre questões de privacidade

Por Redação | 09 de Janeiro de 2014 às 17h06

A secretária de comércio dos Estados Unidos, Penny Pritzker, afirmou durante a CES 2014 que o governo precisa analisar a questão da privacidade e estabelecer regras claras sobre a obtenção e uso de dados. Em entrevista ao IDG, ela afirmou que o tema ganhou destaque especial após o contato com tantos dispositivos conectados disponíveis na feira.

Ela cita, por exemplo, a Samsung Smart Home, um projeto da fabricante coreana que permite o controle total de uma residência por meio de um smartphone. Dados sobre equipamentos como a geladeira ou o ar condicionado são armazenados em um servidor para acesso remoto e, sendo assim, podem acabar ficando vulneráveis a espionagem.

Para Pritzker, a possibilidade de dados tão específicos como a comida que está sendo preparada estarem disponíveis para serem acessados por terceiros torna necessária uma série de regulações e regras sobre privacidade. É algo que, segundo ela, precisa ser discutido pelo governo federal.

De acordo com a secretária, o departamento de comércio americano está envolvido com Barack Obama para garantir que todo tipo de vigilância praticada tenha fins legítimos. Por fim, ela afirmou que o presidente compartilha as preocupações sobre a privacidade dos cidadãos e pretende divulgar mais informações sobre isso em breve.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.