Israel espionou ligações telefônicas do Secretário de Estado John Kerry

Por Redação | 04.08.2014 às 13:58

Segundo o jornal alemão Der Spiegel, o Secretário de Estado americano John Kerry teve suas ligações telefônicas interceptadas pelo serviço de inteligência de Israel. O reporte não fornece muitos detalhes sobre o ocorrido, deixando muitas dúvidas e teorias sobre como e por que isso aconteceu.

E há inclusive quem acredita em conspiração: Steven Belloving, um professor de Ciências da Computação da Universidade de Columbia, afirmou no Twitter que Kerry poderia ter usado propositadamente o telefone não seguro, para vazar informações de interesse para Israel.

Caso seja verdade, o fato pode trazer mais atrito nas relações entre os EUA e Israel, por conta da guerra que está acontecendo em Gaza. O Secretário de Estado inclusive foi criticado por representantes do governo israelense, pelas tentativas de paz no conflito.

Em maio, a Newsweek reportou ainda outro caso de espionagem por parte de Israel contra os EUA, afirmando que o país do Oriente Médio havia cruzado a linha vermelha, embora tenha negado as acusações.

O Mashable solicitou ao Departamento de Estado comentários sobre o ocorrido, mas não obteve nenhuma resposta.