Governo russo estaria monitorando comunicações durante Olímpiadas de Inverno

Por Redação | 06 de Fevereiro de 2014 às 17h51

A rede de TV americana NBC emitiu um alerta preocupante quanto à privacidade de jornalistas, atletas, visitantes e qualquer outra pessoa que esteja de passagem pela Rússia para os Jogos Olímpicos de Inverno. De acordo com a reportagem, o governo russo estaria monitorando todas as comunicações feitas a partir de redes abertas disponíveis na cidade-sede de Sóchi.

Os testes realizados pela NBC envolveram dois computadores nunca usados antes e um smartphone. No primeiro caso, as máquinas foram infectadas com malwares assim que se conectaram às redes sem fio públicas e, imediatamente, começaram a enviar informações privadas do usuário para um servidor desconhecido.

No segundo caso, o teste foi feito em um café de Sóchi. Assim como no caso dos PCs, o smartphone também foi infectado por malwares assim que se conectou ao Wi-Fi público e passou a monitorar ligações e mensagens de texto. Em ambos os testes, antivírus e firewalls não foram eficazes contra a ameaça.

O próprio governo russo não faz segredo quanto à situação e anunciou que a FSB, agência de segurança que sucedeu a velha KGB, estaria mesmo monitorando todas as comunicações realizadas durante os Jogos. Isso inclui jornalistas, espectadores, membros da organização, técnicos e todo tipo de pessoa que esteja conectada a redes durante o evento.

Sendo assim, a NBC avisa a todos os visitantes de Sóchi que não utilizem a internet pública ou removam qualquer tipo de informação confidencial de seus celulares, tablets ou computadores antes de se conectar às redes sem fio da cidade, já que a garantia de privacidade é zero. Além disso, a instrução é não fazer transações bancárias nem utilizar o cartão de crédito para compras online.

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 começam nesta quinta (06) e vão até o dia 23 de fevereiro.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.