"Eu deveria ter vazado tudo mais cedo", afirma Snowden sobre documentos secretos

Por Redação | 24.02.2015 às 14:14
photo_camera Wired

Depois que o filme Citzenfour ganhou o Oscar 2015 de melhor documentário, a diretora Laura Poitras e o jornalista Glenn Greenwald reuniram-se em Los Angeles para um encontro online pelo Reddit AMA com Edward Snowden, que vive em Moscou.

Como vimos no filme, Laura e Glenn foram os dois primeiros jornalistas a ter contato com Snowden e foram os responsáveis por vazar documentos no jornal The Guardian, experiência relatada também no livro Sem Lugar para se Esconder, escrito por Glenn. Já Snowden foi responsável por um grande escândalo envolvendo documentos secretos dos Estados Unidos que revelaram grandes esquemas de espionagem e que geraram enorme impacto na política internacional.

O evento criado pelo AMA permitiu que usuários do Reddit fizessem perguntas aos três e, ao questionarem Snowden se ele guardava algum arrependimento, sua resposta foi bastante curiosa:

"Se eu tivesse aparecido antes, esses programas seriam menos arraigados e aqueles que abusam deles teriam se sentido menos confortáveis e acostumados a exercer esse poder. Isso é algo que vemos em quase todos os setores do governo, não apenas no âmbito da segurança nacional, mas é muito importante: uma vez que você concede ao governo um novo poder ou autoridade, é exponencialmente difícil revertê-lo", disse o ex-agente.

Em relação à diretora e jornalista Laura Poitras, ela disse que Citzenfour não será o último filme sobre o caso. Ela pretende lançar mais imagens do seu encontro com Glenn e Snowden em Hong Kong, além de fazer entrevistas separadas com Snowden abordando outros aspectos técnicos do que ele fez. "Eu também filmei imagens incríveis com Julian Assange, do WikiLeaks, e percebi durante a edição que deveriam virar outro filme".

Por essas e outras, nós ainda devemos ver muito material novo sobre o caso rolando na internet no futuro. Além disso, Oliver Stone também está fazendo um novo filme sobre o caso Snowden, que conta até com o ator Nicolas Cage no elenco.

Fonte: https://gigaom.com/2015/02/24/snowden-i-should-have-leaked-sooner/?utm_source=GeneralUsers&utm_campaign=92b0db7db8-c:sci,mob,tec,cld,apl,eur,dta,mda,socd:02-24&utm_medium=email&utm_term=0_1dd83065c6-92b0db7db8-99739665