Embaixador deve intermediar conversa entre parlamentares do Brasil e Snowden

Por Redação | 18 de Setembro de 2013 às 11h32

Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou a viagem de uma comissão formada por pelo menos seis parlamentares para a Rússia. Eles vão conversar diretamente com Edward Snowden, o ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) sobre as atividades de espionagem que tinham como foco o Brasil.

De acordo com a agência de notícias EFE, o embaixador russo em Brasília, Serguei Okopov, garantiu que vai intermediar o contato entre a comissão brasileira e Snowden. Durante uma reunião com a comissão do Congresso, o embaixador disse que irá consultar as autoridades de seu país para averiguar quais são as possibilidades do interrogatório acontecer em breve.

Okopov deixou claro que deve haver um acordo entre todas as partes – governo brasileiro, russo e do próprio Snowden – para que as normas que garantem o asilo do norte-americano na Rússia não sejam violadas durante o possível encontro com os parlamentares. O diplomata acredita que deve receber uma resposta do governo russo com o aval para o encontro dentro de uma semana.

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) explicou à imprensa que Okopov acredita que Snowden não apresentará resistência para se encontrar com os brasileiros, e que inclusive "quanto mais o mundo souber de sua situação, mais [Snowden] se sentirá seguro".

Desde que documentos que apontavam o direcionamento do programa de espionagem norte-americano para a presidente do Brasil e seus assessores vieram a público, o governo do país tem se mostrado indignado com as atitudes dos Estados Unidos.

No início deste mês, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dedicada ao caso de espionagem foi instaurada para apurar os fatos e, como o governo norte-americano não apresenta explicações convincentes, a conversa com o Snowden seria importante para entender o que realmente está acontecendo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.