Edward Snowden vira a principal atração em aeroporto de Moscou

Por Redação | 08.07.2013 às 14:20

Desde que deixou Hong Kong, China, no dia 23 de junho, Edward Snowden se abriga em um território de trânsito do aeroporto Sheremetyevo em Moscou, Rússia, e se tornou uma das principais atrações para as milhares de pessoas que passam pelo local. As informações são da Reuters.

Snowden, ex-funcionário da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos e responsável pelo vazamento de informações sobre o programa PRISM, conseguiu se manter em sigilo no aeroporto por duas semanas, mesmo com centenas de repórteres acampados no local à sua espera. Agora, os passageiros que aguardam seus voos tentam passar o tempo procurando pelo jovem nas dependências do aeroporto.

"Ofereci US$ 200 (R$ 450) aos meus filhos para conseguir uma foto dele", afirmou o britânico Simon Parry, que passou mais de duas horas no aeroporto russo durante uma viagem de Hong Kong para Milão, Itália, e já estava exausto. Parry ainda elogiou a coragem de Snowden e comentou que preferia ser julgado pelos Estados Unidos do que passar duas semanas no aeroporto.

É provável que Snowden esteja sendo mantido em uma área secreta do aeroporto ou seja transferido de área todos os dias para evitar que sua localização seja descoberta. Até o momento, o jovem busca asilo político em outros países para evitar sua extradição para os Estados Unidos e um possível julgamento por espionagem e roubo de informações governamentais. Rumores indicam que ele teria encaminhado um novo pedido ao governo da Nicarágua.