Edward Snowden deve, finalmente, deixar o aeroporto de Moscou

Por Redação | 24.07.2013 às 11:55

Edward Snowden, responsável pela divulgação do programa de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), recebeu nesta quarta-feira (24) um documento que lhe permite deixar o aeroporto de Moscou, na Rússia.

"O documento que lhe permite deixar a zona de trânsito do Aeroporto Sheremetievo foi entregue pelo advogado russo Anatoli Kucherena", de acordo com a agência de notícias russa Interfax, que cita "fonte próxima do processo". O advogado de Snowden chegou há pouco no aeroporto para se encontrar com o ex-agente da inteligência norte-americana.

Anatoli Kucherena_advogado de Snowden

Anatoli Kucherena, advogado russo de Edward Snowden, chega ao aeroporto de Moscou (Imagem: Voz da Rússia)

O documento em questão é um certificado do Serviço Federal de Migração da Rússia, que dará ao ex-agente da CIA o direito de permanecer no território russo durante a consideração do seu pedido de asilo temporário.

Snowden solicitou asilo temporário à Rússia no início de julho, em um esforço para evitar um processo pelo governo dos Estados Unidos, que o indiciou por acusações relacionadas com o vazamento de informações sigilosas do caso PRISM. Snowden está na zona de trânsito do aeroporto russo desde 23 de junho.