Edward Snowden deve, finalmente, deixar o aeroporto de Moscou

Por Redação | 24 de Julho de 2013 às 11h55

Edward Snowden, responsável pela divulgação do programa de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), recebeu nesta quarta-feira (24) um documento que lhe permite deixar o aeroporto de Moscou, na Rússia.

"O documento que lhe permite deixar a zona de trânsito do Aeroporto Sheremetievo foi entregue pelo advogado russo Anatoli Kucherena", de acordo com a agência de notícias russa Interfax, que cita "fonte próxima do processo". O advogado de Snowden chegou há pouco no aeroporto para se encontrar com o ex-agente da inteligência norte-americana.

Anatoli Kucherena_advogado de Snowden

Anatoli Kucherena, advogado russo de Edward Snowden, chega ao aeroporto de Moscou (Imagem: Voz da Rússia)

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

O documento em questão é um certificado do Serviço Federal de Migração da Rússia, que dará ao ex-agente da CIA o direito de permanecer no território russo durante a consideração do seu pedido de asilo temporário.

Snowden solicitou asilo temporário à Rússia no início de julho, em um esforço para evitar um processo pelo governo dos Estados Unidos, que o indiciou por acusações relacionadas com o vazamento de informações sigilosas do caso PRISM. Snowden está na zona de trânsito do aeroporto russo desde 23 de junho.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.