Edward Snowden entra com pedido para estender seu asilo temporário na Rússia

Por Redação | 01.07.2014 às 13:58
photo_camera Divulgação

Edward Snowden, o ex-analista da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos, a NSA, apresentou nesta terça-feira (1) um pedido oficial para prolongar seu asilo temporário na Rússia por mais um ano. No país há quase um ano, o asilo temporário de Snowden caducará no mês de agosto.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal russo Izvestia, o pedido foi apresentado formalmente ao Serviço Federal de Migração (o FMS, em russo) em Moscou. Ao jornal do país, uma fonte do serviço disse que Snowden tinha até esta segunda-feira (30) para apresentar a solicitação, já que ela deve ser apresentada pelo menos um mês antes do vencimento da permissão de permanência temporária no país.

As leis russas preveem que o asilo temporário, cujo período de validade é de um ano, seja estendido ilimitadamente caso não haja alterações nas circunstâncias que motivaram sua concessão.

No começo do mês passado, Snowden já havia expressado seu desejo em renovar o asilo na Rússia e que esperava que ele fosse estendido. Apesar disso, nem seu advogado, Anatoli Kucherena, nem o FMS comentaram sobre a informação divulgada pelo jornal Izvestia.

Leia mais sobre Edward Snowden: