Diretor do FBI afirma que China iniciou “guerra cibernética” contra os EUA

Por Redação | 07.10.2014 às 10:15
photo_camera GameFM

O diretor do FBI, James Comey, afirmou no domingo (05) em entrevista ao programa “60 Minutes”, da CBS, que toda empresa norte-americana já foi vítima de um ataque hacker originado na China e o país tem perdido bilhões de dólares com isso.

Segundo Comey, os hackers chineses iniciaram uma verdadeira guerra cibernética contra os Estados Unidos. “Há dois tipos de grandes empresas nos Estados Unidos. As que foram atacadas pelos chineses e aquelas que não sabem que foram atacadas pelos chineses”, afirmou.

Questionado sobre a qualificação desses hackers que foram capazes de invadir servidores americanos, Comey garantiu que eles não estavam realmente qualificados e que deixaram rastros de seus ataques. Para o diretor, os invasores chineses não estariam preocupados com serem discretos nesses ataques e seguiriam uma lógica de “nós vamos estar em todos os lugares o tempo todo. E não há nenhuma maneira que eles possam nos parar”.

Segundo o diretor, esses ataques não acontecem com uma motivação financeira direta, como roubar dados do cartão de crédito ou obter informações pessoais de usuários, mas sim como uma espionagem internacional para obter informações econômicas relevantes e que poderiam ter reflexos na China.

“[Eles estão à procura de] informação que seja útil, para que não tenham de inventar [nada]. Podem copiar ou roubar [informação] para saberem como uma empresa [norte-americana] vai conduzir as negociações com uma firma chinesa em vários aspectos”, exemplificou o diretor.

Para Comey, os hackers chineses são “extremamente agressivos nas tentativas que fazem para tentar entrar nos sistemas americanos e roubar informações que possam beneficiar a sua indústria”.

Questionado sobre os efeitos que tais ataques podem ter na economia americana, Comey afirmou que os prejuízos são “impossíveis de contabilizar”. Apesar disso, ele estima que estejam na ordem dos “bilhões” de dólares.

A entrevista dada pelo diretor do FBI pode ser conferida na íntegra no vídeo (em inglês) logo abaixo.

Fonte: http://www.cbsnews.com/news/fbi-director-james-comey-on-threat-of-isis-cybercrime/