Comissão do Senado aprova apoio a asilo de Snowden no Brasil

Por Redação | 09 de Julho de 2013 às 18h30

Segundo boatos, Edward Snowden teve seu pedido de asilo no Brasil ignorado nas últimas semanas. Agora, o delator do esquema de espionagem dos Estados Unidos encontrou no Brasil uma forma de proteção. Provavelmente, as denúncias de que o Brasil seria um dos principais alvos do programa de espionagem PRISM, conduzido pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, teria auxiliado na tomada da decisão.

A Comissão do Senado mostrou estar do lado de Snowden por meio de uma votação ainda simbólica, tendo feito uma moção de apoio para que a presidente Dilma Rouseff concedesse asilo político a Snowden. O Colegiado também aprovou um voto de censura ao governo americano, segundo informações da Agência Estado.

Um ponto divergente de boatos que surgiram foi levantado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), autor do requerimento de concessão de apoio político: ele afirmou que o Brasil não estava entre os 27 países aos quais Snowden pediu asilo. O Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) acredita que Snowden entrará para a história como um herói, em virtude de defender as liberdades democráticas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.