Comissão do Senado aprova apoio a asilo de Snowden no Brasil

Por Redação | 09 de Julho de 2013 às 18h30

Segundo boatos, Edward Snowden teve seu pedido de asilo no Brasil ignorado nas últimas semanas. Agora, o delator do esquema de espionagem dos Estados Unidos encontrou no Brasil uma forma de proteção. Provavelmente, as denúncias de que o Brasil seria um dos principais alvos do programa de espionagem PRISM, conduzido pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, teria auxiliado na tomada da decisão.

A Comissão do Senado mostrou estar do lado de Snowden por meio de uma votação ainda simbólica, tendo feito uma moção de apoio para que a presidente Dilma Rouseff concedesse asilo político a Snowden. O Colegiado também aprovou um voto de censura ao governo americano, segundo informações da Agência Estado.

Um ponto divergente de boatos que surgiram foi levantado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), autor do requerimento de concessão de apoio político: ele afirmou que o Brasil não estava entre os 27 países aos quais Snowden pediu asilo. O Senador Lindbergh Farias (PT-RJ) acredita que Snowden entrará para a história como um herói, em virtude de defender as liberdades democráticas.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.