China quer melhorar segurança na internet após denúncias de espionagem

Por Redação | 28 de Março de 2014 às 13h01

Após denúncias de que o governo dos Estados Unidos conseguiu se infiltrar nos servidores de empresas de telecomunicações chinesas, o país asiático prometeu intensificar seus esforços para garantir mais segurança na internet. As informações foram publicadas no último sábado (22) pelos jornais The New York Times e Der Spiegel, de acordo com documentos fornecidos por Edward Snowden.

A empresa em questão é a Huawei, que é localizada em Shenzhen, na China, e possui presença mundial na fabricação de dispositivos de rede e telecomunicações. A infiltração nos servidores da companhia foi taxada como espionagem industrial e, rapidamente, um pedido formal de explicações foi emitido pelo governo chinês. Agora, porém, o Ministério da Defesa do país foi mais além.

Chamando os Estados Unidos de “déspotas e hipócritas”, o ministro Geng Yansheng afirmou que o país normalmente critica a China com relação a denúncias de espionagem e invasão de sistemas. Para o oficial, na verdade, a situação se trata apenas de um “ladrão gritando para que outro pare de roubá-lo”. As informações foram publicadas em reportagem da Reuters.

O governo da China não entrou em detalhes sobre as medidas que serão tomadas para fortalecer a segurança na internet. As denúncias de Snowden tornaram ainda mais complexas as relações entre os países, com um acusando o outro de espionagem. Em nota oficial sobre o caso, a Casa Branca afirmou que não pratica espionagem com o intuito de obter vantagens comerciais sobre concorrentes estrangeiros.

Em uma tentativa de conter os problemas diplomáticos, os Estados Unidos já têm duas visitas marcadas ao território asiático. Em abril, o Secretário de Defesa Chuck Hagel irá conhecer academias de treinamento do Exército de Libertação Popular, enquanto o próprio presidente Barack Obama passará por países como Japão, Coreia do Sul, Malásia e Filipinas.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.