China acusa EUA de espionagem "inescrupulosa"

Por Redação | 26.05.2014 às 15:42
photo_camera Divulgação

E a briga entre os governos de todo o mundo diante da espionagem digital promovida pelos Estados Unidos continua. Desta vez é a China, que contra-ataca as acusações feitas pelos ianques e chama de "inescrupulosa" as táticas de monitoramento do pais. O episódio deixa o relacionamento entre as duas nações ainda mais frágil.

"As operações de espionagem americanas foram muito além de razões legais 'anti-terrorismo'. Eles expuseram a perseguição e interesse próprio, em completo desrespeito pela integridade moral", disse o comunicado feito pela Academia de Ciber Espaço chinês nesta segunda-feira (26), de acordo com a Reuters.

O comunicado, com o título de "Gravação de Vigilância Global da América", é publicado uma semana após denúncia feita pelos Estados Unidos, em que cinco militares chineses são acusados de hackear companhias norte-americanas em busca de segredos industriais.

A publicação também acusou os Estados Unidos de organizar um ciberataque em larga escala contra a China. "Os alvos da vigilância norte-americana incluem o governo chinês e seus líderes, companhias chinesas, institutos de pesquisa científica, internautas comuns e vasto números de telefones celulares de usuários".

Entre os alvos da NSA, a National Security Agency (Agência de Segurança Nacional dos EUA), estariam a Huawei Techonologies Co, os ministros do Comércio e dos Assuntos Estrangeiros e o popular serviço de mensagens instantâneas Tencent Holdings Ltd.

As relações entre China e Estados Unidos ficaram ainda mais frágeis depois do indiciamento feito pelos norte-americanos. Agora, a China promete endurecer, especialmente depois do caso Edward Snowden, que comprovou a espionagem feita pelos norte-americanos.

"Vários departamentos do governo chinês fizeram investigações nos últimos meses e confirmaram a existência de atividades (dos Estados Unidos) bisbilhotando diretamente a China".

Fonte: http://www.reuters.com/article/2014/05/26/us-china-usa-idUSBREA4P0CU20140526?feedType=RSS&feedName=technologyNews