BitTorrent anuncia ferramenta de chat seguro, com dados descentralizados

Por Redação | 01 de Outubro de 2013 às 10h30

Com dados descentralizados, a BitTorrent, empresa que oferece um dos principais programas de download de arquivos .torrent, anunciou nesta semana um serviço de bate-papo gratuito que tem a missão de ser mais seguro do que os tradicionais oferecidos pelo Facebook e pelo Skype, por exemplo. As informações são do Torrent Freak.

Assim como os torrents, os dados dos usuários do chamado BitTorrent Chat não ficam armazenados no servidor da empresa, mas sim nos computadores dos próprios internautas. Com o armazenamento distribuído, o monitoramento de dados fica mais difícil do que simplesmente solicitar informações a uma empresa ou hackeá-las. Por enquanto, ainda não existem aplicativos para smartphones e tablets que funcionem dessa forma.

A empresa afirma que sua missão com o aplicativo é oferecer a garantia de seus dados pessoais permancerem "privados, seguros e gratuitos".

Atualmente, o BitTorrent Chat ainda é apenas pouco mais que um conceito, sendo que ainda está em fase pré-Alpha (normalmente, serviços são oferecidos ao público após chegarem à versão Beta). Portanto, é provável que você enfrente diversas falhas no uso do chat, caso receba um convite para testar o aplicativo.

Neste ano, a BitTorrent também lançou o serviço chamado Sync, que é uma pasta virtual, como o Google Drive ou o Dropbox, mas que funciona da mesma forma que o seu novo serviço de chat: com informações descentralizadas. Sendo assim, é possível sincronizar gratuitamente arquivos entre smartphones e computadores sem que eles passem pelos servidores de nenhuma empresa.

BitTorrent Chat
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.