Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Barack Obama apresentará proposta para diminuir os poderes da NSA

Por| 25 de Março de 2014 às 11h32

Link copiado!

Barack Obama apresentará proposta para diminuir os poderes da NSA
Barack Obama apresentará proposta para diminuir os poderes da NSA

Uma das grandes polêmicas recentes sobre o governo do Estados Unidos diz respeito à coleta de dados telefônicos realizada pela Agência de Segurança Nacional do país (NSA) sem a necessidade de mandados. Isso pode estar prestes a mudar, conforme uma notícia publicada pelo site CIO na nesta segunda-feira (24).

De acordo com o site, a administração do presidente Barack Obama está prestes a propor uma nova legislação que impedirá que a NSA possa continuar coletando dados em massa das companhias telefônicas. No entanto, a NSA ainda poderá obter registros específicos de alguém suspeito de terrorismo, desde que tenha a permissão de um juiz e um novo tipo de ordem judicial.

Segundo os termos da nova legislação, as companhias telefônicas não serão obrigadas a guardar os dados de ligações telefônicas por cinco anos como a NSA faz atualmente. Esse prazo, que as companhias consideram muito longo e sempre se recusaram a aceitar, foi o principal fator que fez com que os dados ficassem nas mãos da NSA.

Caso a proposta de Obama seja aceita, as empresas passarão a guardar as informações por apenas 18 meses, como é exigido pelos regulamentos federais dos Estados Unidos. Um funcionário do governo afirmou que as próprias agências de inteligência chegaram à conclusão de que esta mudança terá pouco impacto, já que informações antigas são menos importantes.

Continua após a publicidade

A legislação proposta pela administração de Barack Obama se juntará a várias outras para ser votada pelo Congresso dos Estados Unidos e não há nenhuma garantia de que será aprovada. Um dos grandes obstáculos para a aprovação é que há uma outra proposta de lei que iria permitir à NSA emitir mandados para obtenção de registros telefônicos mesmo sem uma ordem judicial.

A coleta de dados feita pela NSA tem sido um assunto bastante debatido ao redor do mundo desde junho de 2013, quando Edward Snowden revelou que a agência estava coletando dados dos clientes da companhia Verizon. Em janeiro deste ano, o presidente Obama prometeu que faria uma reforma no programa de coleta de dados da NSA e, ao que tudo indica, ele está se encaminhando para cumprí-la.