Arquivos vazados por Edward Snowden são reunidos em um site

Por Redação | 27 de Novembro de 2013 às 12h29

Todos os documentos vazados por Edward Snowden foram reunidos em um site, o EFF (Electronic Frontier Foundation, Fundação para a Fronteira Eletrônica), em inglês. Os arquivos estão no formato PDF, e podem ser visualizados online no próprio site, ou baixados para o seu computador.

O site traz todos os documentos vazados ordenados por data, começando em cinco de junho deste ano – no dia, as primeiras informações foram dadas pelo jornal The Guardian. Em todos os casos, o veículo pelo qual os dados foram divulgados também é identificado. Há espaço para os norte-americanos Washington Post e New York Times, o francês Le Monde, o alemão Der Spiegel, o espanhol El País e o brasileiro Fantástico, e também o governo dos EUA. Todos os links levam o usuário a um Tumblr oficial.

O EFF é um grupo antigo, fundado nos anos 90 e baseado em São Francisco, que há anos luta em Washington pelas liberdades dos direitos civis na internet. Quando das revelações de Snowden, o grupo acabou entrando nos holofotes por conta de um adesivo grudado em seu computador. Mas essa entrada não foi bem vista na época, pois eles temiam que acabariam sendo responsabilizados no meio do escândalo. Mas, 4 meses depois das revelações, ao invés de ser taxado como auxiliador do inimigo, o grupo passou a ganhar diversas ações na justiça, no que diz respeito aos direitos dos internautas.

O agrupamento dos documentos vazados deu um boost na organização, que estava meio esquecida, e ajudou inclusive a alavancar um processo da EFF contra a NSA, em que o grupo tenta fazer a agência se desfazer de documentos e arquivos obtidos ilegalmente.

Para conferir os documentos, acesse este link.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.