NSA está copiando sua lista de contatos no Facebook e em outros serviços

Por Redação | 15.10.2013 às 15:58 - atualizado em 15.10.2013 às 17:34

Os documentos entregues à imprensa por Edward Snowden não param de surpreender. E nenhuma dessas surpresas é boa. Dessa vez, o Washington Post revelou que centenas de milhões de listas de endereços de correio eletrônico estão sujeitas a espionagem.

O periódico explica que a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos intercepta informações da lista de contatos de usuários de serviços de e-mail e de mensagens instantâneas, como Facebook, Yahoo! Mail, Gmail, entre outros. Os serviços online muitas vezes transmitem esses contatos quando um usuário faz logon, escreve uma mensagem, ou sincroniza um computador ou dispositivo móvel com as informações armazenadas em servidores remotos.

A análise desses dados permite que a Agência procure conexões ocultas e mapeie os relacionamentos com alvos internacionais da inteligência. Os relatórios indicam que em um único dia no ano passado, a NSA recolheu 444.743 e-mails da lista de contatos do Yahoo!, 105.068 do Hotmail, 82.857 do Facebook, 33.697 do Gmail e 22.881 de provedores não especificados.

A coleta depende de acordos secretos com empresas estrangeiras de telecomunicações ou serviços de inteligência aliados para direcionar o tráfego ao longo das principais rotas de dados da internet. Ainda não está claro até que ponto empresas como Facebook e Google cooperam com esse tipo de ação do governo norte-americano – mesmo contra sua vontade. Fato é que os números apresentados pelo documento revelam que uma grande quantidade de pessoas ao redor do mundo está usando os produtos do Yahoo!. Devemos parabenizar a CEO Marissa Mayer pelo trabalho?