Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Você pode gravar um recado para que ele seja transmitido entre Marte e a Terra

Por| 27 de Março de 2019 às 15h26

Link copiado!

Call from Mars
Call from Mars

Uma mensagem de áudio gravada por você pode ser a escolhida para ser transmitida entre Marte e a Terra. Está rolando uma competição para que qualquer pessoa do planeta possa gravar seus recados, ou até mesmo enviar trechos de suas músicas preferidas, para que esse áudio seja usado em testes de comunicação entre o Planeta Vermelho e o nosso quando o rover Rosalind Franklin chegar a Marte em 2021.

A missão ExoMars é uma iniciativa conjunta entre a ESA e a Roscosmos (as agências espaciais europeia e russa), que já enviou uma sonda orbital para Marte em 2016 e, no ano que vem, enviará para lá o rover europeu e também o módulo estacionário russo Kazachok. O objetivo principal será encontrar bioassinaturas, indícios de que um dia já existiu vida em Marte. O lançamento acontecerá no ano que vem.

Voltando à competição, que se chama Call from Mars ("Ligação de Marte"), em sua descrição vemos que "em 2021, o primeiro rover planetário europeu da missão ExoMars pousará em Marte; sua plataforma de pouso será equipada com um dispositivo onboard de memória, e este dispositivo pode conter também sua gravação sonora". O site pede que você envie gravações de 30 segundos de duração para que os cientistas da missão levem o áudio a Marte, e o transmita de volta à Terra.

Continua após a publicidade

Enquanto o rover Rosalind Fraklin estiver explorando a região marciana chamada Oxia Planum, a plataforma Kazachok analisará ondas eletromagnéticas com um equipamento de fabricação tcheca, que faz parte do instrumento MAIGRET, proccurando frequências eletromagnéticas que são típicas de descargas elétricas. Além de "ouvir" raios, a plataforma também estudará o clima, a atmosfera, a radiação e a possível presença de gelo aquático subterrâneo no local.

E de acordo com Ondrej Santolik, investigador principal do instrumento, "precisamos armazenar dados de teste no chip de memória do instrumento para verificar sua funcionalidade — e decidimos usar a oportunidade como um evento de divulgação pública". A competição, portanto, é uma maneira criativa de os cientistas verificarem a funcionalidade do instrumento contando com entusiastas da exploração espacial. "Esperamos que [a competição] inspire muitos a participar da nossa viagem em busca de sinais de vida em Marte", declarou Jorge Vago, cientista da ESA.

Para participar, é preciso conferir as regras no site da Call from Mars, com prazo final de inscrição estando marcado para o dia 20 de abril. Além de enviar seus próprios recados, também é possível votar nas mensagens já pré-aprovadas, e apenas um recado será o grande vencedor. E sim, alguém já enviou trecho de Life on Mars, hino espacial de David Bowie, então é só colocar a criatividade para funcionar e participar!

Continua após a publicidade

Fonte: Mars Daily