Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja foto do cometa Leonard em meio a uma chuva de meteoros e auroras

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Dezembro de 2021 às 12h45

Link copiado!

Origin Space
Origin Space

O cometa Leonard aparece em um impressionante registro acompanhado por chuva de meteoros e auroras, feito pelo telescópio espacial Yangwang-1, da empresa chinesa Origin Space. A imagem foi registrada em 12 de dezembro, enquanto o cometa seguia em direção à sua máxima aproximação com o Sol, prevista para 3 de janeiro de 2022.

Após se aproximar do Sol, o cometa Leonard, oficialmente chamado C/2021 A1 (Leonard), só aparecerá brilhante novamente daqui a 80 mil anos, quando mergulhará no Sistema Solar mais uma vez.

Continua após a publicidade

A imagem revela um cenário deslumbrante, só possível de ser observado do espaço. O cometa aparece brilhante na parte superior do registro acompanhado de sua extensa cauda.

Também é possível observar um meteoro riscando a atmosfera da Terra, bem como o trânsito de alguns satélites em órbita. Além disso, o registro revela o airglow — a luminescência atmosférica — e o espetáculo de luzes em forma de aurora.

Telescópio espacial Yangwang-1

Lançado no início deste ano, o Yangwang-1 é dedicado à observação do espaço próximo à Terra a partir da luz visível e ultravioleta, em busca de asteroides que possam ser explorados como recursos naturais.

Continua após a publicidade

Este satélite marca a primeira missão espacial comercial da China, mas os seus dados estão disponíveis para usuários não comerciais que queiram desenvolver pesquisas, segundo a Origin Space.

Em agosto, o telescópio espacial registrou alguns meteoros cruzando a atmosfera e a aurora austral bem acima do Oceano Pacífico, algo quase impossível para observadores terrestres. O Yangwang-1 marca início das ambições da Origin Space em capturar um pequeno asteroide em 2025.

Fonte: Via Space.com