Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja essas belas auroras boreais coloridas que surgiram no céu da Suécia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Outubro de 2021 às 14h00

Link copiado!

KAGO/IRF/Space Weather Service Network
KAGO/IRF/Space Weather Service Network

No dia 9 de outubro, aconteceu uma ejeção de massa coronal (EMC) no Sol. Passados apenas três dias, as partículas liberadas pela nossa estrela chegaram à Terra e formaram belas auroras boreais, que brilharam em tons de verde e roxo no céu da cidade de Kiruna, na Suécia. O show de luzes foi registrado pela câmera da rede Space Weather Service Network, da Agência Espacial Europeia (ESA). 

Quando as EMCs ocorrem, elas liberam gases ionizados de altíssima temperatura, que viajam pelo Sistema Solar. Quando chegam à Terra, grande parte das partículas é desviada, mas há aquelas que ficam presas no campo magnético do nosso planeta e seguem para os polos geomagnéticos. Depois, elas colidem com as moléculas da atmosfera superior e, assim, criam as luzes no céu.

O fenômeno foi registrado graças à câmera da rede, que tem uma lente “olho de peixe”, um tipo de lente grande angular capaz de capturar imagens do céu de horizonte a horizonte. Confira o vídeo: 

Continua após a publicidade

O vídeo começa com estruturas esverdeadas e espirais no céu, formadas através das colisões das partículas do vento solar com o oxigênio da Terra. Essa interação causa excitação nas moléculas do gás, que emitem luz na parte verde do espectro eletromagnético; isso costuma acontecer entre 120 km e 180 km acima da superfície da Terra. Já a aurora roxa, que aparece mais ao fim do vídeo, vem das partículas atingindo o nitrogênio “iônico” da atmosfera terrestre. 

Hannah Laurens, cientista de Aplicações do Clima Espacial no European Space Operations Center (ESOC), ficou impressionada com o vídeo. “O que eu mais amo neste vídeo é a chance de ver essa linda aurora roxa, visível mais claramente durante tempestades geomagnéticas intensas”, comentou. “O movimento dessa estrutura espiralada no espaço e no tempo costuma ser referido como ‘dinâmica auroral’”, explicou.

Estudar a dinâmica auroral é importante principalmente para os cientistas entenderem melhor a relação entre a ionosfera e a magnetosfera, camadas unidas pelas linhas do campo magnético. Além da beleza, as auroras são fenômenos essenciais para a compreensão dos efeitos das interações entre a Terra e o Sol. Embora nosso planeta seja envolvido por um campo magnético protetor, o clima espacial pode afetar satélites em órbita e a infraestrutura terrestre, causando problemas para a nossa sociedade.

Continua após a publicidade

Assim, a rede Space Weather Service Network, junto de sistemas semelhantes de outras agências espaciais, seguem monitorando nossa estrela para ajudar a manter a segurança dos nossos sistemas.  

Fonte: ESA