Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Time-lapse da NASA mostra as mudanças climáticas da Terra nos últimos 20 anos

Por| 17 de Novembro de 2017 às 12h12

Link copiado!

NASA
NASA

A Terra está em constante movimentação e, com o passar dos anos, ela sempre se modifica, seja para melhor ou pior. Com base em seu trabalho de monitoramento do planeta, a NASA decidiu criar um vídeo que mostra essas mudanças.

No time-lapse, a Terra parece "respirar" continuamente enquanto as estações mudam ao longo de 20 anos. É possível ver nuvens brancas, que representam a neve, e regiões de vegetação se mexendo constantemente.

O vídeo também explica as imagens, contando que um tipo de alga, o fitoplâncton microscópico, floresce na superfície do oceano. Lá, pequenos organismos transformam água e dióxido de carbono em oxigênio e açúcar enquanto se expõem à luz solar.

Continua após a publicidade

Em comunicado oficial da agência espacial, o oceanógrafo Carl Feldman conta que as imagens mostram o quanto o nosso planeta é vivo: "Esta é a Terra, esta é a sua respiração todos os dias, mudando com as estações, respondendo ao sol, à mudança dos ventos, correntes oceânicas e temperatura".

As imagens foram coletadas com a ajuda de dados fornecidos pela missão SeaWiFS, também da NASA, que começou capturando informações em 1997. Em outras palavras, o vídeo mostra a evolução no decorrer de duas décadas. Também contribuíram para o projeto os satélites da agência espacial Terra, Aqua and Suomi NPP.

O estudo pode beneficiar cientistas e pesquisadores na investigação de fatores relacionados ao ecossistema e suas mudanças de acordo com as condições ambientais. No caso dos fitoplânctons,  por exemplo, os cientistas observaram que seu crescimento se deve ao aumento da temperatura da superfície do ar. Com isso, o oceano conta com menos organismos para fazer a remoção do dióxido de carbono, gás de efeito estufa que mais causa mudanças climáticas.

Continua após a publicidade

Fonte: Space