Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telescópio Kepler apresenta novas falhas e NASA tenta entender o que se passa

Por| 24 de Outubro de 2018 às 19h00

Link copiado!

Telescópio Kepler apresenta novas falhas e NASA tenta entender o que se passa
Telescópio Kepler apresenta novas falhas e NASA tenta entender o que se passa
Tudo sobre NASA

O telescópio Kepler foi lançado ao espaço em 2009 e realizou mais de 18 missões de identificação de exoplanetas. Em agosto de 2018, ele passou boa parte do tempo em hibernação, apenas passando informações à Terra. No dia 29 de agosto ele voltou a operar, iniciando sua última rodada de observações, após ser reconfigurado por apresentar comportamentos inesperados.

Tendo localizado mais de 2.650 planetas de fora do nosso Sistema Solar ao longo de suas missões, o telescópio voltou a apresentar mau funcionamento. "Na sexta-feira, 19 de outubro, durante um contato com a nave espacial Deep Space Network, da NASA, a equipe descobriu que a espaçonave fez a transição para o modo de espera sem combustível. A equipe Kepler está avaliando a causa e os possíveis próximos passos", informou a NASA nesta quarta-feira (24).

Apesar dos contratempos que acometeram o funcionamento do telescópio nos últimos meses, o Kepler foi um sucesso inquestionável da NASA: voou no espaço por quase uma década, sendo que a estimativa inicial era de apenas um ano e forneceu informações sobre mais de 2 mil exoplanetas, incluindo o Wolf 503b, com o dobro do tamanho da Terra e situado a apenas 145 anos-luz daqui.

O telescópio Kepler, que talvez tenha encerrado suas contribuições, será substituído pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), que foi lançado em abril de 2018, pela SpaceX.

Continua após a publicidade

Fonte: Fox News