Publicidade

Telescópio James Webb pode ser impactado por lixo espacial

Por| Editado por Patricia Gnipper | 10 de Janeiro de 2022 às 18h40

Link copiado!

Adriana Manrique Gutierrez/NASA
Adriana Manrique Gutierrez/NASA
Tudo sobre NASA

A equipe do telescópio James Webb alertou que, conforme orbita o Sol, o novo observatório provavelmente encontrará meteoritos e detritos de lixo espacial, sendo inevitável que impactos aconteçam em algum momento. As informações vêm de Michelle Thaller, cientista do Goddard Space Flight Center, após a NASA confirmar a finalização da implantação do espelho primário ocorrida neste fim de semana.

“Você sabe, ao longo da missão, haverá alguns danos nos espelhos do telescópio”, disse Thaller. Contudo, apesar de estar vulnerável no espaço, o Webb deverá sobreviver aos danos.

Continua após a publicidade

Van Campen, engenheira da NASA, exemplificou um cenário em que algum detrito orbital atinja o observatório. “E aí teremos um problema, como um espelho quebrado”, disse. Segundo ela, não haverá muito para proteger o Webb de algo do tipo, mas isso não seria tão preocupante — tanto que, se algo atingir o escudo solar do observatório, ainda haverá pelo menos algumas camadas do componente, que devem conseguir mantê-lo inteiro.

Contudo, dependendo da magnitude dos impactos, a situação pode ficar complicada para a equipe do Webb em solo; afinal, ao contrário do que acontecia com o telescópio Hubble, não será possível enviar tripulações de astronautas para consertá-lo. Por outro lado, a boa notícia é que o James Webb irá operar em uma órbita muito mais “limpa” que aquela do Hubble, o qual fica na órbita baixa terrestre.

Atualmente, o novo observatório está seguindo viagem rumo ao Ponto de Lagrange L2, uma região a 1,5 milhão de quilômetros da Terra que permite manter um alinhamento com nosso planeta e o Sol. “Na verdade, é um lugar muito bom de se estar”, explicou Thaller, acrescentando que a região é mais tranquila em relação ao lixo espacial.

Além disso, os engenheiros se prepararam para acontecimentos do tipo e acrescentaram algumas redundâncias no James Webb — os espelhos, por exemplo, foram criados para sofrer algum dano e seguirem nas atividades, sem serem forçados a parar. Mesmo assim, a preocupação com impactos de meteoritos existe, e se soma aos problemas causados pela quantidade crescente de lixo espacial.

Continua após a publicidade

Fonte: Via: Futurism, Inverse