Telescópio Espacial Hubble é homenageado em moeda de ouro de 1 dólar

Por Daniele Cavalcante | 03 de Julho de 2020 às 08h55
U.S. Mint

O Telescópio Espacial Hubble será homenageado nos Estados Unidos com uma moeda oficial de 1 dólar. A Casa da Moeda do país divulgou na última terça-feira (30) o design oficial nova moeda, que estampa a imagem do telescópio sobrevoando a órbita terrestre, com parte do globo de nosso planeta logo abaixo.

Esta moeda será um dos quatro dólares de ouro que serão emitidos este ano como parte de uma série especial de moedas para "homenagear a engenhosidade americana e celebrar os esforços pioneiros de indivíduos ou grupos de todos os 50 estados", de acordo com a Casa da Moeda dos EUA. O Hubble foi o selecionado para representar o estado de Maryland.

A moeda foi criada e esculpida por Joseph F. Menna, escultor e principal gravador da Casa da Moeda, que também trabalhou diversas mídias digitais e tradicionais de escultura. O logotipo da NASA está incluído na moeda, no corpo do telescópio. As inscrições na parte superior e inferior da moeda - "Estados Unidos da América", "O Telescópio Espacial Hubble" e "Maryland", foram desenhados em uma fonte com o mesmo estilo do logotipo da NASA.

Moeda de 1 dólar em homenagem ao Hubble (Imagem: U.S. Mint)

Essa obra de arte que representa o Hubble foi recomendada à Casa da Moeda dos EUA pela Comissão de Belas Artes e pelo Comitê Consultivo para a Cunhagem dos Cidadãos. Além dela, havia outros 16 projetos candidatos, sendo seis deles quais focados no telescópio espacial. O Gabinete do Governador de Maryland também sugeriu o mapeamento do genoma humano como um possível tema.

Apesar de outros temas propostos terem sua importância, a escolha coincidiu com o aniversário do Hubble, que completou 30 anos no último mês de abril.

Do outro lado da moeda, está a tradicional representação da Estátua da Liberdade, que aparece em toda a série American Innovation. A moeda de US$ 1 em homenagem ao Hubble será a segunda da série American Innovation a apresentar um tema de espaço ou astronomia. A primeira, emitida em 7 de novembro de 2019, homenageou a astrônoma Annie Jump Cannon, que inventou um sistema de classificação de estrelas.

Um terceiro design com tema espacial foi apresentado por Nova York, homenageando o Módulo Lunar Apollo. O secretário do Tesouro dos EUA tomará a decisão final sobre a próxima moeda da série, que deve ser emitida em 2021.

Fonte: Collect Space

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.