Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Talvez a China pouse um rover em Marte na noite desta sexta-feira (14)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Maio de 2021 às 11h40

Link copiado!

Reprodução/CNSA/CLEP
Reprodução/CNSA/CLEP

Lançada em julho de 2020, a missão Tianwen-1 chegou a Marte em fevereiro deste ano, quando entrou na órbita do planeta. Desde então, a sonda mapeou a superfície marciana com o propósito de avaliar o melhor lugar para pousar um módulo de pouso que levará o primeiro rover chinês à superfície marciana. E este tão aguardado momento está chegando: por volta das 20h11 (horário de Brasília) desta sexta-feira (14), ou até o dia 19 de maio, a China deve iniciar sua operação de pouso que colocará o veículo chamado Zhurong em solo.

Segundo a Administração Espacial Nacional da China (CNSA), a parte mais difícil dessa missão será o momento do pouso. Trata-se de um processo autônomo que dura cerca de 7 minutos (os chamados "7 minutos de terror"), enquanto o módulo de pouso tem sua queda amortecida por paraquedas. Quando estiver próximo ao solo, propulsores serão ativados e o módulo será colocado em segurança sobre a superfície. Se tudo ocorrer como o programado, a etapa seguinte será a abertura de uma rampa para que o rover de seis rodas seja liberado para explorar o terreno marciano.

Continua após a publicidade

Se a China se mostrar bem sucedida nessa empreitada, a missão Tianwen-1 pode ser a primeira do país a operar com um orbitador, um módulo de pouso e um rover no Planeta Vermelho. Desde que a sonda entrou em órbita, ela mapeou a superfície de Marte com suas câmeras de alta resolução. O local selecionado para o pouso é Utopia Planitia, conhecida como a maior bacia de impacto já registrada no planeta — seu diâmetro é de aproximadamente 3.300 km. Aliás, esta é a mesma região em que a sonda Viking 2, da NASA, pousou em setembro de 1976.

A missão foi desenvolvida para estudar a geologia de Marte, além de seus campos gravitacionais, sua distribuição da água e outros objetivos científicos. Uma vez confirmado o sucesso do pouso do rover Zhurong, ele passará os próximos três meses estudando rochas e o solo marciano, bem como a possível distribuição de água congelada pela superfície.

Continua após a publicidade

Atualmente, outras missões recentes estão acontecendo por lá, como a sonda Hope dos Emirados Árabes Unidos, que conta somente com uma sonda orbital, além do rover Perseverance, da NASA, explorando a cratera Jezero. Agora resta aguardar por mais informações quanto ao pouso do rover chinês Zhurong — lembrando que a janela para isto ocorrer é entre a noite desta sexta (14) até 19 de maio.

Fonte: Insider, CNSA