Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup vai fornecer internet banda larga entre Terra e Lua a partir de 2024

Por| Editado por Patricia Gnipper | 21 de Março de 2022 às 19h50

Link copiado!

NASA/Kevin M. Gill
NASA/Kevin M. Gill

A startup Aquarian Space pretende estabelecer o primeiro sistema de internet de alta velocidade entre a Terra, Lua e, futuramente, Marte. A empresa recebeu US$ 650.000 na fase rodada de financiamentos e tem como objeto criar uma rede de comunicação lunar até 2024.

Em 17 de março, a Aquarian anunciou ter recebido o financiamento da Draper Associates como parte da fase inicial de seu projeto, cujo objetivo é desenvolver e revisar técnicas viáveis para conectar a Terra, Lua e Marte através de uma internet de alta velocidade.

Continua após a publicidade

A Solnet (nome o sistema) será baseada em "redes de satélite comerciais de alta taxa de dados e entrega de alta velocidade", fornecendo uma velocidade de 100 megabits por segundo.

A CEO da empresa, Kelly Larson, disse que, em 2021, havia 13 sondas, orbitadores e rovers na Lua. "Até 2030, teremos cerca de 200, criando uma economia lunar multibilionária”, apontou Larson, acrescentando que nada disso será possível sem uma comunicação sólida entre Terra e Lua.

As análises técnicas da Aquarian Space estão sendo desenvolvidas junto às empresas que participam do programa Commercial Lunar Payload Services (CLPS) da NASA. O CLPS pousará diversos equipamentos científicos para apoiar o Programa Artemis, que levará a humanidade de vota a Lua até o final da década.

Continua após a publicidade

Por enquanto, a Aquarian não forneceu maiores detalhes sobre quais tipos de satélite usará para a rede ou como eles serão lançados ao espaço, apenas disse que pretende usar o sistema para rastreamento de lixo espacial, observação do clima espacial e informações tanto da Lua quanto de Marte.

Fonte: Aquarian Space, Via Space.com