Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX vai fazer primeiro teste com nova nave para a NASA em janeiro de 2019

Por| 23 de Novembro de 2018 às 10h39

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

Enfim, o Commercial Crew Program está acontecendo de verdade. Depois de muitos atrasos, finalmente está marcada a data para o primeiro teste não-tripulado com a cápsula Crew Dragon, da SpaceX, que levará até três astronautas por viagem à Estação Espacial Internacional (ISS). O voo acontecerá no dia 7 de janeiro.

A nave passará por diversos testes, tanto no chão quanto em órbita, para garantir a segurança dos astronautas que farão o primeiro voo tripulado de testes, a acontecer no mês de junho. E talvez essa primeira equipe seja composta pelos astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley, que já foram treinados com os trajes espaciais da SpaceX e já aprenderam um pouco dos meandros da Crew Dragon.

O lançamento vai acontecer a partir do Kennedy Space Center, na Flórida, de onde muitos voos tripulados foram lançados. O objetivo deste primeiro teste é fornecer à NASA dados quanto ao desempenho das duas naves que compõem o conjunto: o foguete Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon. Com esses dados, a agência espacial vai poder analisar se o sistema está pronto para transportar astronautas à ISS dentro do programado.

Depois disso, a NASA vai começar a testar as naves de transporte da Boeing, a outra empresa privada que faz parte do programa comercial. Um teste de voo orbital sem tripulação com a nave CST-100 Starliner vai acontecer em março, com a primeira tripulação participando de testes no mês de agosto.

Continua após a publicidade

O programa comercial da agência espacial dos EUA visa uma aliança com empresas privadas estadunidenses para fazer o transporte de astronautas à ISS, que vem sendo realizado desde 2011 pela agência espacial russa, a Roscosmos, usando foguetes e cápsulas Soyuz. Antes disso, quem fazia o transporte era a própria NASA, mas, com o encerramento do programa dos ônibus espaciais, a agência não teve outra escolha a não ser contar com os russos.

E, claro, como as duas nações têm um longo histórico de rivalidade tanto política quanto no que diz respeito à exploração espacial, era de se esperar que, mesmo que os países venham trabalhando em harmonia nos envios à ISS, um dia essa parceria chegasse ao fim, concentrando todos os lançamentos (cargas e astronautas) em território norte-americano, com tecnologia feita por norte-americanos. Então, 2019 é o ano-chave para que isso aconteça.

Fonte: NASA